segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Colóquio "Pensar Albergaria... Um outro olhar!"


No passado dia 15 de Fevereiro pelas 21h00, o grupo de jovens Alberproject promoveu, no Auditório das Piscinas Municipais, um colóquio subordinado ao tema Intervenção Urbana, intitulado “Pensar Albergaria… Um outro Olhar!”.

Foram convidados a apresentar o seu olhar pessoal sobre o desenvolvimento do município, diversos oradores de diferentes áreas profissionais:

- O Dr. Delfim Bismarck Ferreira, historiador, com o intuito de fomentar o debate de ideias, aproveitou a sua intervenção para enumerar os aspectos negativos do Concelho. Na sua opinião, existem poucos espaços verdes e os que existem estão subaproveitados, há falta de uma política de património, demolindo-se imóveis classificados, a construção tem pouca qualidade, não existe o rasgar de novas avenidas que façam crescer uma nova cidade, é necessária uma revisão urgente do PDM, não há museus, não há biblioteca com condições próprias, há falta de política cultural e desportiva, não há plano estratégico, existe pouco aproveitamento do turismo e do património natural e cultural local, a zona industrial precisa de um novo fôlego e falta segurança e assistência aos cidadãos.

- Eduardo Costa Ferreira, arquitecto, referiu que existiam alguns condicionalismos e restrições naturais em termos de planeamento, mas que era possível transformar zonas vazias em parques e jardins e criar espaços de encontro onde as pessoas gostassem de estar.

- Ana Paula Diogo, Engenheira Agrária, elegeu a Quinta de Torreão como um local que, na sua opinião, tem sido subaproveitado e tem grande potencial para actividades de recreio. Apresentou a todos os presentes os locais de lazer requalificados pela autarquia.
(...)
- A última intervenção da noite esteve a cargo de João Agostinho Pereira, presidente da Câmara Municipal. Apesar de reconhecer que ainda havia muito a fazer, discordou da afirmação de que Albergaria-a-Velha não tinha plano estratégico e enumerou os três eixos que o norteiam: consolidação do dinamismo empresarial, potenciação da localização geográfica e valorização do património natural.

Citou vários exemplos de projectos desenvolvidos até agora, desde os cursos de especialização tecnológica à modernização do comércio, passando pela criação de vários espaços de lazer, o presidente da autarquia Albergariense afirmou que o Concelho tinha uma boa imagem e era um pólo de atracção de pessoas e empresas de outros lugares. Até a estação do TGV poderá vir a ser localizada neste concelho…
(...)

Fonte: Alberproject (adaptado)

Sem comentários: