sexta-feira, 2 de maio de 2008

Inauguração do "Monumento à Música" em S. João de Loure


"A música está no sangue de toda a gente da freguesia, na sua maneira de estar!". Adalberto Póvoa, Presidente da Junta de Freguesia de S. João de Loure, resumiu, assim, a importância desta arte para a comunidade local e que agora está materializada no Monumento à Música, inaugurado na tarde de 1 de Maio, na rotunda junto à Clínica Dr. Sizenando.

Para o autarca, a escultura é uma justa homenagem a um factor de união entre a população, com apenas dois mil e duzentos habitantes, mas com duas bandas de música, com respectivas escolas, e grupos de cantares que, nos últimos tempos, têm recolhido e promovido velhas cantigas locais.

"A música é um marco importantíssimo da nossa cultura" e, como tal, Adalberto Póvoa deixou expresso o seu desejo de ver erguido um centro cultural na freguesia. João Agostinho Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, reconheceu que "a música é a força desta terra" e afirmou que a autarquia já se encontra a desenvolver o projecto para a construção da tão desejada infra-estrutura cultural.

Nesta tarde de festa, em que todas as colectividades locais estiveram representadas, a população pôde desfrutar de um espectáculo musical com o Grupo de Cantares “A Espiga”, a Banda Velha União Sanjoanense, o Grupo de Cantares de S. João de Loure e a Banda Recreativa e Cultural União Pinheirense. A seguir, todos desfilaram pelas ruas até ao edifício da Junta de Freguesia de S. João de Loure, onde decorreu uma cerimónia de homenagem aos Presidentes de Junta que exerceram funções após o 25 de Abril.

Fonte: Câmara Municipal



O monumento tem três metros de altura e é totalmente composto por peças em ferro metalizadas e posteriormente pintadas. O monumento foi desenhado por Eduardo Costa Ferreira, arquitecto da autarquia Albergariense, que juntou as formas da clave de sol, clave de fá e de uma pauta musical para criar uma representação estilizada da música.

Sem comentários: