segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Américo Martins Pereira (1905-1949)

Veio para Albergaria-a-Velha, ainda jovem (em 1921), quando seu pai (o futuro comendador Augusto Martins Pereira) se fixou com a Família ao criar a Fundição que mais tarde daria lugar às Fábricas Metalúrgicas Alba. Tendo feito estudos secundários, preferiu, a um curso superior, o curso da vida e veio trabalhar para a fábrica que o pai criou.

Aí ascendeu mais tarde a Gerente Comercial e nesta situação contribuiu em muito para o seu desenvolvimento e a expansão que veio a ter. Foi um industrial ansioso de modernidade, ponderado, que os seus subordinados estimavam pela sua estrutura moral e sentido de justiça.

Apegado a Albergaria-a-Velha, aqui realizou uma obra, para além da profissional, que impôs o seu nome. Dotou a vila com o Cine-Teatro Alba, cuja construção acompanhou, como obra que era sua e não chegou a ver inaugurada.

Foi Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, iniciando um plano de rejuvenescimento da vila e apetrechamento geral do Concelho durante três escassos anos, porque foi inesperadamente interrompido pela morte, aos 44 anos anos.

A sua acção na Câmara foi metódica, contínua e apaixonada como era seu hábito de vida. Melhorou os serviços e conseguiu promover uma maior arrecadação de receitas; melhorou e reformulou as instalaçóes do Matadouro e reformulou os seus serviços; mandou fazer a planta de urbanização da vila, sede do Conselho, promoveu construções na Avenida Napoleão Luís Ferreira Leão, transformando os quintalórios no centro comercial da vila; elaborou o plano de distribuição domiciliária de água na freguesia de Albergaria-a-Velha; remodelou estradas do Concelho e continuou a sua electrificação. Batalhou constantemente pela concessão de subsídios do Estado para o muito que desejava realizar a favor dos Povos do Munícipio.

Pôs a sua fortuna pessoal, o seu empenho e influência no progresso da nossa terra. Faleceu em Lisboa, como resultado de uma operação cirúrgica, em Setembro de 1949 e o seu funeral, realizado para jazigo de Família no Cemitério de Albergaria-a-Velha, foi uma enorme e sentida manifestação de pesar da população do Concelho.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha (adaptado)

Américo Martins Pereira era pai de António Augusto Martins Pereira.

Sem comentários: