segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

João Ferreira da Cruz (Século XVIII)

Filho de Manuel Ferreira “O Novo” e de sua mulher D. Maria Rodrigues da Silva André, neto paterno de Manuel Ferreira “O Velho” e de sua mulher D. Ana João, e neto materno de António Rodrigues Branco e de sua mulher D. Marta André, todos de Albergaria-a-Velha.

O Cap. Dr. João Ferreira da Cruz, 1.º Senhor da “Casa e Capela de Santo António” em Albergaria-a-Velha, onde nasceu e foi baptizado em 31 de Janeiro de 1706 na Igreja Paroquial de Santa Cruz (...)

João licenciou-se em Direito Canónico e Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 27 de Julho de 1734, mandando então edificar a sua “Casa de Santo António” em Albergaria-a-Velha.

Casou em 23 de Setembro de 1735, (...) com sua segunda prima, D. Joana Maria Álvares (...) [que] Era filha dos Morgados da “Quinta e capela de Santo António” em Valmaior, Cap. Domingos Tavares de Carvalho e sua mulher D. Maria Álvares, neta paterna de dos Senhores da “Casa d’Assilhó” em Albergaria-a-Velha, e Morgados da “Quinta e Capela de santo António” em Valmaior, João Tavares de Carvalho e sua mulher D. Antónia Marques Tavares de Lemos, e neta materna de Domingos Álvares e de sua mulher D. Antónia Ferreira.

D. Joana viria a falecer poucos anos depois, em 2 de Setembro de 1743, na “Casa de Santo António”, sendo sepultada no interior da Igreja Paroquial de Santa Cruz, deixando quatro filhos de tenra idade: Helena Doroteia, Doroteia Helena, João Gualberto e Xavier.

O Dr. João emigrou na segunda metade da década de 40 para Mato Grosso, no Brasil, onde foi Ouvidor e ocupou mais tarde o alto cargo de Provedor da Fazenda Real, tendo regressado a Albergaria-a-Velha no final da década de 50, abandonando então a magistratura, passando a desempenhar o cargo de Capitão de Ordenanças. Por esta altura, mandou edificar a Capela da “Casa de Santo António”.

Fixando residência em Albergaria-a-Velha, voltou a casar, em segundas núpcias, em 4 de Novembro de 1755, na Capela da sua “Casa de Santo António”, (...) com Dª Antónia Luísa Clara, nascida em 28 de Maio de 1721, em Serém, Macinhata do Vouga, (...)

Era filha dos Senhores da “Quinta e Capela de Nossa Senhora do Amparo”, no Sobreiro, Albergaria-a-Velha, Agostinho João e sua mulher D. Ana Gomes, naturais de Serém.

Desta forma, o Cap. Dr. João, 1.º Senhor da “Casa e Capela de Santo António” em Albergaria-a-Velha, tornou-se também Senhor da “Quinta e Capela dos Morgados de Santo António” em Valmaior e da “Quinta e Capela de Nossa Senhora do Amparo” no Sobreiro, por herança de suas mulheres, e para além destas de mais quatro capelas que não conseguimos descobrir quais fossem, ficando conhecido pelo “Senhor das Sete Capelas”.

Através da leitura dos Livros Paroquiais, podemos constatar que o Cap. Dr. João foi padrinho de dezenas de baptismos e casamentos em Albergaria-a-Velha, onde faleceu em 2 de Dezembro de 1763, na sua “Casa de Santo António”, sendo sepultado dentro da Igreja Paroquial de Santa Cruz.

Fonte: Delfim Bismarck Ferreira (adaptado)

Sem comentários: