quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Serração de Soutelo


Sedeada na freguesia da Branca, em Soutelo, a sociedade "Marques, Silva & Pereira, Lda.", mais conhecida pela marca "Serração de Soutelo", é uma das mais antigas unidades fabris do concelho de Albergaria-a-Velha, com mais de meio século de actividade.

Francisco Marques Canastreiro foi o fundador da unidade fabril em Agosto de 1957, que posteriormente pertenceu a Manuel Fonseca Silva, Horácio Abrantes Pereira e Rosa Fátima Marques Fonseca, que a tornaram numa empresa de cariz familiar.


Os actuais sócios são Isabel Fernanda Marques da Fonseca e Horácio Abrantes Pereira, respectivamente filha e genro do anterior sócio Manuel Fonseca Silva.

A atividade principal da empresa passa pela serragem/corte de madeiras, carpintaria e confeção de paletes, e outras embalagens de madeira. A produção diária é de aproximadamente 60 m3. Ao longo dos últimos anos a empresa cresceu e adquiriu maquinaria que lhe permite transformar madeiras, em embalagens, cofragens, vigas, forros, soalhos, etc.


No dia das comemorações das "bodas de ouro", a unidade fabril sedeada na freguesia da Branca foi galardoada pela Associação Empresarial dos Concelhos de Sever do Vouga, Estarreja, Murtosa e Albergaria-a-Velha (SEMA) com o Troféu Prestígio. A Serração de Soutelo é ainda PME Líder desde 2009 e PME Excelência em 2012.

Foi recentemente atribuída à Serração de Soutelo a certificação FSC (Forest Stewardship Council), e PEFC (Programme for the Endorsement of Certification Schemes); este certificado vem atestar a conformidade da empresa relativa à cadeia de responsabilidade, e da rastreabilidade da matéria-prima proveniente da floresta até ao produto chegar ao consumidor. Reflecte também o compromisso voluntário da Serração de Soutelo em adotar práticas sustentáveis de produção, reproduzindo-se necessariamente em práticas sustentáveis com os parceiros de negócio, em toda a cadeia de valor.

Fontes: ATRA / Página oficial

2 comentários:

Blogger disse...

http://www.atra.pt/node/2143

Anónimo disse...

foi aqui que iniciei as mais crueis aprendizagens de vida....outros tempos,outras mentalidades,as mesmas formas de oprimir....nada mudou.