quarta-feira, 8 de abril de 2009

Flausino Fernandes Correia (1906-1983)

Era natural do concelho de Vouzela, onde nasceu na freguesia de Cambra, em 1906. Fez o Liceu em Viseu e tirou o Curso de Medicina em Coimbra. Em 1933, veio para Albergaria como médico substituir o primo, o Dr. Cláudio Torres, morto em trágico acidente de viação na Rua Mártires da Liberdade.


O Dr. Flausino, como era genérica e amigavelmente tratado, aqui se fixou definitivamente depois do seu casamento com a Dra. Maria Celeste Monteiro que fundou a Farmácia Monteiro e a dirigiu durante meio século, o mesmo tempo que o marido exerceu abnegadamente a Medicina.

Além do médico prestigiado pelo seu saber e dedicação aos doentes, o Dr. Flausino era também um colaborador atento e interessadíssimo da vida albergariense. Escreveu com frequência nos periódicos locais, focando temas de interesse geral ou batendo-se pelos melhoramentos constantes da vida municipal.

Foi isso que, com sacrifício, o levou a aceitar a Presidência da Câmara Municipal (…) ao longo de cinco anos (…)

Durante o seu mandato conseguiu que, finalmente, o ensino secundário oficial chegasse à nossa terra, o que representou notável avanço na preparação da juventude da região.

Fez construir o Mercado Municipal, inaugurou a Biblioteca Municipal, iniciou os trabalhos para a Casa da Justiça e para a construção de casas de renda económica, além de ter contribuído para a conclusão ou continuidade de numerosas outras oubras.

Foi um albergariense insigne na terra que considerava sua e onde quis ficar para sempre. Faleceu em Julho de 1983.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha”

Sem comentários: