segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Os Turcos"

Margarida Coutinho nasceu e cresceu no seio de uma família que se dedicava à confecção do doce regional Turco, uma especialidade centenária do concelho de Albergaria-a-Velha.

Uma herança deixada pelos pais e avós que não desperdiçou, tomando nas suas mãos as rédeas do negócio que mantém há 30 anos. "É um doce muito apreciado na região e com muita saída para todo o país", realça.

"Em eventos oficiais da Câmara Municipal, os Turcos marcam sempre presença na mesa", diz orgulhosa. Os Turcos apresentam três variedades: Rosquilhas, Raivas e Bolos de Gema.

São produtos feitos à base de manteiga, farinha, ovos, açúcar e sem corantes. "O Turco é um doce regional muito conhecido, no entanto, a divulgação em eventos deste género é sempre importante".

“É uma receita antiga de família, que vem desde a minha bisavó. Ela tinha a receita dos três biscoitos e passou os segredos”, explica Margarida Coutinho. O “negócio” dos biscoitos está na família há mais de 90 anos. Da receita, guardada a sete chaves, sabe-se apenas que leva ovos e manteiga. E porque o nome Turcos? “Meus bisavós eram muito introvertidos e havia quem achasse que eram parecidos com os turcos. Foi assim que o nome acabou por ficar”, recorda Margarida Coutinho.

D. Margarida pensa não ter ninguém interessado em continuar a confecção dos doces, deste modo, o futuro dos doces na vila não será risonho.

Fontes: Albercultura, Beira Vouga, Litoral Centro

Margarida Coutinho

Margarida Coutinho nasceu em Albergaria, na Rua do Pinheiro, na casa onde os seus avós e pais residiram e onde actualmente mora. Casou e esteve nove anos em África. Depois de ter ficado viúva, voltou para Portugal, onde começou a dedicar-se à confecção dos doces, no qual se destaca igualmente o famoso folar. O seu principal projecto é a confecção dos doces que nasceram com uma receita familiar. "Gostava que esta receita fosse perpetuada no tempo e pela minha família."

4 comentários:

morski pas disse...

Os turcos!!!!!!!
Mandem-me lá um saquinho por favor, para relmbrar as fujidas do Colégio, a pé até ao Turco!!!!!
Os turcos!!!!:):):)

Anónimo disse...

pode dar me o numero da loja?

blog disse...

Encomendas:E-mail-margaridaturcos@gmail.com
Telefone:919259002 ou 234523979

Anónimo disse...

Já com 5 anos ia com o meu pai de Aveiro para ir aos Turcos
Já passaram 50 anos e são iguais aos da minha infancia