sexta-feira, 5 de junho de 2009

Grupo de Teatro "A Bateira"

Depois do 25 de Abril de 1974, um grupo de amigos: Hélder Castanheira, Afonso Castanheira, Aurélio Rodrigues, Jaime Castanheira e Tiago Paço decidiram juntar-se, na altura do Natal e, encenar uma pequena peça “Médico à força”. O êxito foi grande e decidiram formar a colectividade com a ajuda de familiares e amigos.

Nascia, assim, a 8 de Agosto de 1980, o Grupo de Teatro “A Bateira” que, nos primeiros tempos, ensaiava no espaço da Junta de Freguesia.

Dado que cada vez mais público vinha assistir aos espectáculos do Grupo, tornou-se urgente arranjar um espaço maior e com melhores condições para as actividades desenvolvidas. Assim, com a ajuda do benemérito Fernando Casal, então emigrante nos Estados Unidos, construiu-se um edifício condigno que, ainda hoje, é o espaço cultural e social, por excelência, de Frossos.

Ao longo destes anos, “A Bateira” tem promovido espectáculos para todos os gostos, convívios e idas ao teatro noutros locais do país. Com o objectivo de prestigiar e divulgar o nome de Frossos para além das fronteiras do Concelho, esta colectividade promete perseverar por muitos e bons anos.

Tradição secular

As pessoas mais idosas da freguesia contam que o gosto pelo teatro em Frossos tem mais de cem anos. Consta-se que vários padres que estiveram na paróquia foram os principais fomentadores da arte de representar. Entre eles destacaram-se o padre Neves, o padre Vilar e o padre Horácio e, nessa altura, ensaiava-se num celeiro cedido pela família Praça.

Fontes: Jornal Beira Vouga / Agenda Cultural nº 53 (Agosto de 2006)

2 comentários:

morski pas disse...

:)

adf disse...

Livro da autoria de Hélder Castanheira, antigo administrador dos Serviços de Ação Social da UA https://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=46669