quarta-feira, 15 de julho de 2009

BIMBO, com muito gosto ...

A Bimbo iniciou a sua actividade comercial em Portugal, em 1992. A presença da Bimbo cingia-se inicialmente a uma estrutura comercial com delegações em Lisboa, Porto, Albergaria-a-Velha e Algarve.

Em 1996 decidem apostar, de forma decisiva, no crescimento do mercado português através de um investimento de 9 milhões de euros na construção de uma fábrica em Albergaria-a-Velha.

A fábrica, com 7.490 metros quadrados de superfície coberta, iniciou o seu funcionamento em 3 de Agosto de 1998, estando equipada con a mais avançada tecnología para garantir a máxima qualidade e frescura.

Esta fábrica da Bimbo (a única em território nacional) começou por fabricar pão de forma branco e integral com e sem côdea, sendo metade da produção destinada à exportação, designadamente para abastecer o mercado espanhol (com ênfase para o Noroeste de Espanha).

Posteriomente a Bimbo promoveu um projecto de investimento de 3 milhões de euros na expansão da sua unidade de produção de Albergaria-A-Velha, que se destinava a produzir pão sem côdea.


Bimbo internacional

A Bimbo, que hoje conhecemos, tem as suas origens no Mexico. Foi em Dezembro de 1945, poucos meses depois de terminada a segunda guerra mundial, que a Bimbo começou a sua actividade no pais latino-americano.

Vinte anos mais tarde, em Março de 1964, um dos seus fundadores, decidiu criar a mesma empresa, com idênticos símbolos e filosofia, em Granollers (Barcelona).

Em 1978, os empresários mexicanos venderam a totalidade das acções e desde essa data ambas as companhias - a Mexicana e a Espanhola - seguem caminhos paralelos mas completamente independentes.

Actualmente a Bimbo tem sede em Barcelona e é uma das maiores empresas ibéricas do sector da panificação com nove fábricas no País vizinho.

Em 2001, a empresa passou a ser controlada a 100 por cento pelo grupo norte-americano Sara Lee Bakery, tendo sido integrada na divisão de panificação, a segunda maior dos Estados Unidos.

A multinacional americana de bens alimentares, bebidas e produtos de casa tem unidades em 55 países e emprega cerca de 146 mil pessoas em todo o mundo.

A Bimbo ocupa posição de relevo nos mercados onde opera (mercado de pão de forma, pão especial para Hamburguers e Hot Dogs, Tostas, Pão Brioche, Pastelaria).

Fontes: Bimbo, notícias de Aveiro

Sem comentários: