sexta-feira, 24 de julho de 2009

Martim Gonçalves Coelho (Séculos XVI - XVII)


O Professor Doutor Martim Gonçalves Coelho nasceu por volta de 1580, em Telhadela, Ribeira de Fráguas, filho de Martim Gonçalves e de sua mulher Maria Fernandes, naturais e moradores no referido lugar de Telhadela.

Matriculou-se em 16 de Outubro de 1597, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde obteve o 1º Acto de Conclusões para Licenciado em Medicina a 16 de Fevereiro de 1605, Acto Régio em 7 de Julho de 1606, Exame Privado e Grau de Licenciado em 28 de Julho de 1606, concluindo Doutoramento em Medicina naquela faculdade em 30 de Julho de 1606.

Foi vereador da Câmara Municipal de Coimbra e Lente de Medicina na Universidade de Coimbra desde 1606. Publicou diversas obras sobre medicina (em destaque no III tomo da Biblioteca Lusitana): Tract. De Fontanellis, De Morbis repentinis ab anno 1626 ad 1637, Comment, super lib. Galmi quos quando purgare conveniat, Compendium locorum Hyppocratis & Galeni cum not, Comment. Sup. Fen. Primam Quarti Avicenae, entre outros estudos.

Casou com Dª Isabel de Almeida, natural de Ancião, sendo pais de D. Jorge de Santo Agostinho, nascido em Coimbra, que foi cónego regular no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.

Terá sido, muito provavelmente, o primeiro licenciado, doutorado e autor do concelho de Albergaria-a-Velha.

Fonte: Delfim Bismarck, Jornal de Albergaria nº 380 (adaptado)/ Books.google

Em algumas fontes é referido erradamente que Martim Gonçalves Coelho é natural de Ribeira de Frades:

Sem comentários: