quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Grupo Desportivo Beira Vouga

No dia 1 de Dezembro de 1969, pelas 21 horas e no salão nobre do edifício-sede da Junta de Freguesia de Frossos, realizou-se a Assembleia Constitutiva do Grupo Desportivo Beira-Vouga. Nesta reunião, convocada por um grupo de frossenses, procedeu-se à inscrição de sócios e à eleição dos corpos gerentes.

A assembleia deliberou que os números 1 e 2 de sócios fossem atribuídos à pessoa mais velha e à mais nova inscritas, o octogenário Sr. Laranjeira (pai da Sra Arlinda e sogro do Sr António Abreu) e o recém nascido Fernando António Martins Castanheira (filho do Sr Jaime Castanheira e Sra Fernanda Martins).

Os senhores José António Piedade Laranjeira, Arménio Soares de Pinho e José de Oliveira Santos foram eleitos presidentes da assembleia geral, conselho fiscal e direcção, respectivamente.


Se a fundação formal do Beira-Vouga foi naquele dia 1 de Dezembro, na realidade ela já vinha acontecendo há vários anos quando, um punhado de jovens de Frossos jogavam futebol na rua, no largo da Choisa, no areeiro do Sr Augusto Valente, na estrada das Marridas (então em terra batida) e no campo do Facho nas Entre-Casas. Foram esses jovens os cabouqueiros do futebol na freguesia de Frossos e os verdadeiros fundadores do Beira-Vouga.

Ainda antes de se pensar em constituir um Clube Desportivo, os embates desportivos desenrolavam-se numa saibreira situada na Rua das Poças.

Foi o crescente interesse da população Frossense e de localidades vizinhas, que por norma, ali se reuniam com o intuito de assistir aos animados confrontos desportivos que levou alguns dos populares a efectuarem diligências por forma a se oficializar e criar um Clube que dignificasse a sua Terra – Frossos. Desses populares destacam-se alguns nomes, nomeadamente o Sr. Amândio, o Sr. Reis e o Sr. Cláudio, sendo este último o criador e desenhador do emblema do Clube.


Para que a obra ficasse mais completa faltava um Parque de Jogos digno desse nome.

Um grupo de apaixonados pelo futebol começou a jogar bola num pinhal e o falecido José Oliveira Santos teve conhecimento e comprou um terreno para fazer o campo. Se não fosse o José Oliveira Santos não teríamos o campo em Frossos.

O Sr. José Oliveira Santos adquiriu essa faixa de terreno - a maior - ao Sr. Serafim de Jesus e, posteriormente, ofereceu-a ao  clube. Outra faixa foi oferecida pelo Sr. José Soares Praça. E a terceira faixa foi oferecida pela família Brandão, de Eixo. A união destas três faixas viria a dar origem ao Parque de Jogos José Oliveira Santos.

O clube apostou, ao longo destes anos de existência, na prática de outras actividades desportivas e culturais, designadamente Torneios de Malha, Torneios de Futebol Sete e esporadicamente, ciclismo e atletismo, confraternizações com sócios e simpatizantes e as comemorações anuais de aniversário do Clube.

Actualmente, o clube conta com mais de 450 sócios, sendo presidido por Sandra Isabel Almeida.

Fontes: blog oficial / zerozero / Jornal Beira Vouga (actualizado em 2018 com base num post do Facebook de Francélio Vouguense Frossos )

Fotos disponibilizadas no Facebook por Silvério Teixeira da Silva e "Grupo Desportivo Beira Vouga"

2 comentários:

rodrigo disse...

No blog do GDBV tem imagens mais interessantes - historial.

Na página tem o contacto da Junta de Frossos. Sugeria um contacto para saberem (caso não saibam) o nome da Quinta que está para venda. O titulo do post também poderia ser melhorado com o nome do edificio.

rodrigo disse...

Tem pouca coisa sobre Frossos porque não falar sobre o Licor de Frossos já patenteado (http://www.marcasepatentes.pt/files/collections/pt_PT/49/55/58/86/2007-06-26.pdf), sobre a ligação à ordem de Malta ou da Carta de Foral da Vila de Frossos (o foral mais antigo do concelho)