sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Manuel Marques de Lemos (1863 - 1921)

Oriundo de uma antiga família de Albergaria-a-Velha - filho do reitor Manuel Pedro Ferreira e de Margarida Augusta Marques de Lemos - aqui nasceu e viveu sempre.

Depois do seu casamento com D. Hermínia Henriques de Castro, neta do célebre liberal Dr. José Henriques Ferreira, passou a residir na setecentista casa de Santo António pertencente à família da mulher.

Exerceu proficiente e dedicadamente a Medicina na vila e no Concelho, pois além de médico municipal foi-o ainda da Associação de Socorros Mútuos "A Operária Albergariense", da Fábrica do Caima, em Albergaria-a-Nova e da Companhia do Caminho de Ferro do Vale do Vouga.

Ainda estudante de Medicina, no Porto, tomou parte activa no grande movimento nacional contra a Inglaterra em consequência do "Ultimato", tendo-se distinguido particularmente, durante a grande manifestação anti-britânica que percorreu as principais ruas de Albergaria, pelos discursos inflamados que proferiu em desafrontamento da "Honra da Pátria".

Depois de ter sido vereador no regime monárquico, foi o primeiro Presidente da Câmara, após a implantação da República, ao fazer parte da Comissão Republicana Municipal nomeada pelo Governador Civil do Distrito, tendo tomado posse a 12 de Outubro de 1910.

Apesar da época de mudança, necessariamente conturbada, o seu curto mandato, de cerca de meio ano, foi moderado e a sua deliberação de rever a toponímia da Vila, apesar das radicais pressões políticas, fez-se, no cômputo geral, de forma criteriosa de modo que ainda se mantêm, na sua maior parte, os nomes dados então às ruas.

Foi ainda colaborador dos jornais locais, particularmente na sua juventude.

Faleceu na Casa de Santo António, em 31 de Agosto de 1921.

Fontes: António Homem Albuquerque de Pinho, Jornal de Albergaria e "Gente Ilustre em Albergaria" / Geneall

3 comentários:

lpm disse...

Dr. Manuel Marques de Lemos *28.01.1863, nat. de Albergaria-a-Velha, filho do reitor Manuel Pedro Ferreira e de Margarida Augusta Marques de Lemos (e Ferreira dos Santos, como também assinava); neto paterno de Manuel Pedro Ferreira natural de São Pedro do Sul, cc Joana Ferreira Alegria nat. de Albergaria-a- Velha.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=225749

Blogger disse...

Margarida de Lemos Pinto colocou no forum do Genea o seguinte:

"Há muito venho procurando informação sobre a ascêndencia de meu bisavô Dr. Manuel Marques de Lemos *28.01.1863, nat. de Albergaria-a-Velha, filho do reitor Manuel Pedro Ferreira (dos Santos presumo) e de Margarida Augusta Marques de Lemos (e Ferreira dos Santos, como também se assinava); e neto paterno de Manuel Pedro Ferreira natural de São Pedro do Sul, cc Joana Ferreira Alegria nat. de Albergaria-a- Velha."

"Era sobre sobre o pai de meu bisavô, o reitor Manuel Pedro Ferreira que busco informação relativa a sua ascendência (São Pedro do Sul)."

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=244349&fview=e

Delfim disse...

Ver biografia mais completa e fotografia no livro:
FERREIRA, Delfim Bismarck, VIGÁRIO, Rafael Marques, "ALbergaria-a-Velha 1910 - da Monarquia à República", 2010, pp. 541-542