sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Larus - Design Urbano

A LARUS - empresa especializada na concepção e fabrico de mobiliário urbano (ver portfolio) - iniciou a sua actividade em 1988, em Alquerubim, sendo o seu sócio fundador Pedro Martins Pereira, engenheiro metalúrgico de formação e com larga experiência como Director Técnico da Fundição ALBA (fundada pelo seu bisavô em Albergaria-a-Velha) e como consultor.

A LARUS obteve grande visibilidade aquando da Expo 98 de Lisboa. A facturação duplicou e surgiram novos clientes. No entanto, para Pedro Martins Pereira, "foi igualmente muito importante trabalhar com excelentes profissionais e abriu as portas a outras colaborações".

É que a LARUS passou a ser uma marca associada aos mais reputados arquitectos e designers nacionais, como Manuel Salgado, Sidónio Pardal, Daciano da Costa, Francisco Providência, Henrique Cayatte ou Jorge Trindade. Aliás, a empresa foi pioneira na criação de um gabinete de design próprio.

Vários dos colaboradores da LARUS, incluindo Pedro Martins Pereira, tinham experiência na criação de novos produtos, pelo que desde o seu início, o departamento de design integrou designers de produto, designers gráficos e projectistas.

Os resultados estão patentes nas inúmeras distinções coleccionadas nos últimos anos, com destaque para a atribuição, por duas vezes, do Prémio Nacional de Design (1991 e 2000), a representação de Portugal no Prémio Europeu de Design (1994), menção honrosa na primeira edição do Concurso Design Management Europe Award – 2007 e red dot, prémio internacional de design, na Alemanha.

O início da actividade foi com a encomenda para projectar e produzir uma série de quiosques a instalar na cidade de Aveiro. Depois surgiram equipamentos para esplanadas.

Da colaboração com a Expo 98, concorrendo com outros fabricantes de maior dimensão, resultou o sistema de sinalética e os quiosques multimédia, bem como estruturas de ensobramento.

Entretanto deslocalizada para a sede do concelho, as actuais linhas de mobiliário urbano integradas englobam uma diversidade de equipamentos (bancos de jardim, floreiras, papeleiras, iluminação pública, abrigos, etc.).

Fontes: notícias de aveiro / Marcas e patentes / CCT

1 comentário:

Blogger disse...

A empresa Larus, sediada em Albergaria-a-Velha, foi premiada na última edição dos Prémios Nacionais de Design entregues este mês pelo Centro Português de Design.

A Larus, especializada em design de mobiliário urbano, conquistou o Prémio Empresa, bem como o Prémio Equipamento/ Industrial, pelo projecto Linha RUA, desenvolvido em parceria com o arquitecto José Manuel Carvalho Araújo.

Fundada em 1988, em Alquerubim, a Larus produz equipamentos para se inserirem no espaço público, com personalidade própria, respeitando, protegendo e valorizando o ambiente.

A empresa ganhou grande visibilidade com a produção de materiais para a Expo 98, sendo, actualmente, uma marca associada aos mais reputados arquitectos e designers nacionais.

Fonte: CMAV