segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Alfredo Esteves, futebolista internacional pela Selecção de Timor

Alfredo Mousinho Esteves nasceu em Lisboa em 1976, tendo aí vivido até 1994, ano em que os pais optaram por viver em Angeja, lugar que frequentemente visitavam em muitos fins-de-semana e em todos os períodos de férias da escola (Natal, Páscoa e Verão).

Quando se mudou em 1994, Alfredo já tinha varios amigos em Angeja, pelo que não lhe foi díficil a sua adaptação. Começou por jogar futsal, nos muitos torneios que se realizam por todo o concelho. E pouco mais tarde assinou pelo Estrela Azul de Cacia para jogar futebol de 11.

Após um período de lesões, fica parado por uns meses, tendo ingressado durante uma época na equipa de futsal da AJA (Associação Juvenil de Angeja). Na época seguinte assina pelo Gafanha, onde joga durante 5 anos.

Após o Gafanha joga, durante uma época, pelos New Hampshire Phantoms (E.U.A.), tendo, no regresso a Portugal, actuado no Tocha, Oliveira do Bairro e Desportivo das Aves da Liga de Honra.

No Aves fizeram um campeonato excelente, tendo subido à I Liga, mas pouco antes de terminar o campeonato recebe uma proposta para voltar aos Estados Unidos, desta vez para jogar pelo Minnesota Thunder da USL (1st Division) onde permanece durante 2 anos.

Selecção de Timor-Leste

Filho de pai português e mãe timorense, que se conheceram durante o serviço militar do pai (em Timor), o jogador luso-timorense teve assim a oportunidade de ser internacional pela jovem selecção de Timor-Leste (desde 2004), tendo inclusivé sido capitão num dos jogos.

"Fundação Figo"

Uma das suas maiores alegrias foi ter sido escolhido para jogar, em 2005, pela selecção da "Fundação Figo" juntamente com alguns dos maiores jogadores do mundo, num jogo que opôs, em Espanha, as selecções escolhidas por Luís Figo e pelo brasileiro Ronaldo, tendo repetido a façanha em 2008 (num jogo em Bucareste, Roménia).

Austrália

Alfredo Esteves decide apostar no futebol australiano para estar perto da Selecção, tendo assinado pelo Wollongong Wolves (curiosamente, um clube patrocinado por um emigrante português com fortes e conhecidas ligações a... Timor Leste). E em 2008 contribui para que o clube se sagre campeão australiano da NSW Premier League (2ª divisão).


Percurso futebolístico

2010 - Minnesota Thunder (E.U.A.)
2007/09 - Wollongong Community (Austrália)
2006/07 - Minnesota Thunder (E.U.A.)
2005/06 - Desp. Aves (Liga de Honra)
2004/05 - Oliveira do Bairro (2ª divisão-B)
2003/04 - UD Tocha (3ª divisão)
2003 - New Hampshire Phantoms (E.U.A.)
1998/03 - Gafanha

Origens angenjenses

A Bisavó paterna, Melânia, era de Angeja, bem como o avô Benjamim Nunes Esteves que se mudou para Lisboa aos 13 anos à procura de trabalho e por lá ficou e casou.

Em 1944 nasce em Lisboa o pai, Alfredo Gameiro Esteves. Mas quando chegou a altura de ir para a escola, o avô Benjamim achou que o Colégio de Albergaria seria o local ideal para o filho estudar, tendo ficado como aluno interno no colégio.

Fontes: Alfredo Esteves / ZeroZero / Janela de Contraste / Australian news

4 comentários:

Anónimo disse...

E assim anda Angeja pelos relvados dos quatro cantos do mundo ...

luis disse...

migração?

Anónimo disse...

Fui amigo do teu pai e de toda a tua família quando viviam em Lisboa, na Bica. Passei muitas ferias na Torreira onde a tua família costumava ir no Verão.
Saudades do Alfredo e do teu tio Benjamin.
O meu pai, Alfredo foi padrinho do teu e por isso ele também era Alfredo.
Um abraço para todos os teus
Alfredo Esteves

Blogger disse...

Migração porque o avô migrou para Lisboa :)