segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Fundação Creche Helena Albuquerque Quadros

Já em 1945 existia SOLIDARIEDADE, pois com a boa vontade de D. Helena Quadros e seu marido Capitão Barbosa de Quadros foi construída a "fundação Helena Albuquerque Quadros" conforme vontade deste casal e por disposição testamentária, era vontade deles que a fundação albergasse filhos dos trabalhadores rurais, que quando fossem para a faina os deixassem protegidos.

Com avançar dos anos e os poucos rendimentos financeiros, pois em Angeja a sobrevivência das famílias era a agricultura, a fundação acabou por ficar inactiva.

Em 1989, a fundação reabriu já com outros projectos, em colaboração com a junta de freguesia de Angeja. Manteve-se, no entanto, o objectivo principal, o “apoio à criança e à família”, tendo-se tornado numa IPSS.

Presentemente encontra-se em pleno funcionamento com as várias valências: Creche; Jardim; Serviço de Apoio domiciliário; Intervenção Comunitária. De futuro, o sonho da Fundação é a construção de um Lar de Idosos.



D. Helena Quadros

Tudo começou quando José Maria Albuquerque Tavares Lobo, por não ter filhos, tornou a sua sobrinha, herdeira de todo o seu património. Sua sobrinha, D. Helena de Quadros, era casada com o capitão de artilharia Bernardo Barbosa de Quadros que, por motivos de saúde (era tuberculoso), resolveu vir morar para Rocas do Vouga.

Também este casal não tinha filhos e, depois de morrer D. Helena de Quadros, o capitão legou por testamento o seu património no concelho de Sever do Vouga à Junta da Paróquia de Rocas do Vouga. Morre dois anos depois, tendo sido sepultado junto de sua esposa, no cemitério de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.

[a Fundação Bernardo Barbosa de Quadros foi fundada em 1960 em Sever do Vouga]

Fontes: J.F. Angeja (adaptado) / Incluinet

Sítio: creche-angeja

1 comentário:

Anónimo disse...

Construtores beneméritos do edifício da actual creche os Angejenses Manuel Martins Azevedo e Eduardo Dias Capela.
Ambos foram agraciados pelo o Governo português como comendadores pelo serviços prestados a nação.
A Dª Helena Albuquerque só deixou as propriedades para se fundasse uma creche.