segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Em Memória de António Ferreira Martins (Comerciante em Oeiras)


António Ferreira Martins nasceu a 7 de Maio de 1879 em Albergaria-a-Velha, filho de Ana da Silva dos Santos. Não lhe conheço nome de pai mas tê-lo-ia certamente como todos nós e, segundo o meu pai, que o conheceu bem pois foi educado por ele, ele sabia quem era o seu progenitor (há quem diga que era o patrão de sua mãe...)

Sou bisneto dele e a partir daqui vou referir-me a ele como o 'avô', pois foi assim que sempre ouvi referi-lo, ao longo de toda a minha vida. Não só pelo meu pai, seu neto por parte de mãe, mas por todos os familiares, incluindo o meu ramo materno, pois o avô foi uma referência e um pilar de toda a família enquanto foi vivo, e ainda é recordado com profunda saudade por todos.

Fundição

Desconheço o percurso do avô desde que saiu da terra onde nasceu até se fixar em Lisboa. Sei que trabalhou na Metalúrgica de Benfica, julgo que era uma fundição, onde terá fundido os candeeiros de ferro que rodeiam o obelisco dos Restauradores.

Orgulhava-se, aliás, de o ter feito, pois fundiu-os em peça única, contrariando a opinião do engenheiro, que considerava tal coisa impossível e que após constatar os bons resultados do trabalho, deu o braço a torcer e fez questão de desfilar de braço dado com o avô pela oficina, entre alas formadas pelos operários. O engenheiro de fato e gravata, o avô de fato-macaco sujo e encardido...

O avô contava esta história com grande orgulho e entusiasmo, segundo testemunhos. Sei que mais tarde, já comerciante, a sua firma teve relações comerciais com esta empresa.

Negociante de Sucata

Como certo tenho que o avò era um comerciante ligado à indústria.
Tinha o citado armazém de 'trastes' em Alcântara. Talvez tenha começado aqui a sua actividade comercial.

O mencionado armazém talvez pertencesse à empresa de sucata, de grande dimensão, "Martins & Cadório, Lda." da qual o avô era sócio, julgo que ou maioritário ou com metade das quotas, ou não faria sentido o seu nome aparecer na designação da firma. Ou talvez esta firma tenha nascido a partir da actividade daquele armazém.

Para dar uma ideia da dimensão desta empresa, à data da morte do avô, estava acostado no cais de Alcântara um velho cargueiro que a empresa tinha adquirido para desmantelar e vender a sucata resultante às fundições.

Negociavam sobretudo com fábricas e fundições, de metalurgia e metalomecânica, e por isso a sua ligação a Oeiras, por via dos negócios que tinha com a Fundição de Oeiras.

Era ainda sócio da "Sociedade Ultramarina de Conservas, Lda.", proprietária duma fábrica de conservas, situada em Cabo Verde.

Homem duro e rigoroso

Era, certamente, um homem duro e rigoroso. O meu pai conta que um dia levou um valente estaladão do avô, e já tinha 18 anos, por este o ter surpreendido a fumar um cigarro!

Só me lembro de ter visto o avô uma única vez. Apenas uma, mas é uma imagem que se gravou a fogo na minha memória, e se tornou indelével. Foi pouco antes de ele falecer e eu teria os meus 3 anos.

O que ele saberia ?

Por vezes penso no quanto ele saberia sobre Oeiras, como esta era quando ele a visitava. A estação de comboios, as ruas, as quintas, a praia, o ar... O que ele sentia e o que os seus olhos viam quando aqui vinha. Como eram as casas, as gentes... tantas perguntas que eu teria para lhe fazer... Pois é, gostava de ter conhecido o Avô.

Fonte: Memória de Oeiras (adaptado)


António Ferreira Martins, empresário, nasceu em 7 de Maio de 1879 na Rua da Praça, em Albergaria-a-Velha, filho natural de Ana da Silva dos Santos, solteira, negociante, natural de Valmaior.

Casou a 21 de Dezembro de 1941, em Lisboa, com Sofia da Silva, natural de Lisboa.

Trabalhou na Metalúrgica de Benfica, em Lisboa, onde também foi sócio da empresa "Martins & Cadório, Lda." e da "Sociedade Ultramarina de Conservas" (SUCLA).

António faleceu em 12 de Fevereiro de 1962 em Santa Isabel, Lisboa, com descendência.

Fonte: "Albergaria-a-Velha 1910-da Monarquia à República" de D. Bismarck Ferreira e R. Vigário (adaptado)

1 comentário:

Unknown disse...

Caros, foi com surpresa e emoção que encontrei este post no vosso blog, adaptação do que coloquei no meu blog sobre Oeiras.

Grato pela referência a este meu antepassado que tão importante foi para a minha família.

Aproveito para vos pedir que caso apurem dados novos sobre o meu bisavô, tenham a gentileza de mos enviarem. Ficarei eternamente grato.

Abraço,
José António Martins Baptista
Oeiras