segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Licor de Frossos


A Junta de Freguesia de Frossos , Albergaria-a-Velha, registou, em 2007, a patente do "Licor de Frossos" de forma a poder integrá-lo no roteiro gastronómico da freguesia

A bebida, feita à base de ervas aromáticas, foi elaborada por Eufémia Ferreira, que, desde 2002, tem confeccionado licores de vários sabores. "Já fiz de limão, café, rosas, tangerina, laranja, hortelã, folha de figueira, alfarroba, entre outros".

O novo licor é feito à base de uma erva aromática utilizada na caldeirada de enguias. "Tentámos ver qual seria a aceitação das pessoas ao licor e no Domingo ao início da tarde já tinha esgotado", explicou, em 2006, o então presidente da Junta, João Coutinho, durante a “Feira Arte & Tradição”.

Vila de Malta

Vila de Malta, antigo nome dado a Frossos, é o nome do novo licor.

A ideia de confeccionar o novo licor surgiu quando colhiam a erva para o conhecido licor de Frossos. “Andávamos a colher a erva para o licor de Frossos e encontramos outra erva e decidimos experimentar”, explicou Eufémia Ferreira, artesã dos Licores d’Albergaria.

O nome do novo licor é Vila de Malta, nome dado a Frossos, no século XVI e, segundo a artesã, as pessoas estão a gostar e já começaram a comprar.

"Feira Arte & Tradição" (2006)

As vendas de produtos, que iam desde a arte-xávega, passando pelo modelismo, olaria e os trabalhos em couro, agradou, segundo João Coutinho a "todos os artesãos", tendo inclusivamente aparecido para expor na feira pessoas da freguesia que não estavam previstas. E foram exibidos diversos trabalhos em pintura pelo Núcleo de Arte do Vouga.



Fontes: Sandra Pinho, JN / O Aveiro / Sandra Carvalho, Beira Vouga

Sem comentários: