sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Rancho Folclórico Casa do Povo de Angeja

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Angeja foi fundado em Fevereiro de 1982.

Em 1984, por deliberação da direcção, foi integrado na Casa do Povo, passando então a denominar-se "Rancho Folclórico Lusitano da Casa do Povo de Angeja".

O grupo, representantivo da cultura popular dos povos do idílico Baixo Vouga, está filiado na Federação de Folclore Português desde Novembro de 1990.

No repertório, encontram-se recriadas danças e cantares tradicionais da freguesia. Os noivos, os lavradores em traje de festa, camponeses, romeiros, a tremoçeira, a viúva e o serandeiro são alguns dos trajes representados.

O grupo realiza todos os anos o seu Festival de Folclore.

Aspirações

Uma das aspirações do grupo é a criação de uma casa museu para expor todo o património histórico que possui (xailes, lenços de seda, roupas e louças antigas, instrumentos de lavoura...). Segundo o presidente da colectividade, Virgílio Ferreira: "(...) é o rancho com o maior espólio a nível do concelho [de Albergaria-a-Velha], é um motivo de orgulho".

Repertório

No repertório deste Rancho encontra-se recriado as danças e os cantares tradicionais das gentes que no passado viveram nesse bonito recanto de Portugal, e onde a sua poesia se ouve em quadras envolvidas pelo repique dos sinos, pela trovoada dos foguetes e dos Zés Pereiras e pelos grupos de romeiros alegres e foliões, em rusgas e musicatas.

Fonte: wikipedia

Mais informações (1), (2)

Sem comentários: