terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Prof. José Hermano Saraiva nos moinhos do Fontão (2007)

No âmbito de uma visita ao concelho de Albergaria-a-Velha, onde rodou mais um programa da série "A Alma e a Gente", o Prof. José Hermano Saraiva esteve nos moinhos da Cova do Fontão, mais concretamente nos moinhos do moleiro José de Almeida.

Mostrou-se interessado em saber mais sobre esta actividade neste concelho, tendo colocado várias questões aos que o acompanharam nesta visita.


Angeja

Aqui [Angeja] a terra tem uma história muito interessante por uma razão, isto ainda fica a mais de uma légua de Aveiro, pois bem isto no século XII era um porto de mar. Havia aqui o Vouga, fazia um grande estuário, um estuário, perto dum quilómetro de largo, portanto era por aqui, isso alterava completamente a fisionomia da região, completamente, e aqui era o porto, era aqui que vinham os barcos, é possível que fosse mesmo por aqui a forma mais simples dos navios que vinham do norte para o sul, entravam aqui, paravam aqui. Havia aqui certamente uma fonte junto da qual fariam aguada e isso é que dava a importância a Angeja.

Assoramento do porto

Claro depois o porto assoreou, aqui perto, há aqui uma região que ainda chamam o Areal, o Areal, há aqui um lago, uma região, uma pateira, pateira porque tinha muitos patos, mas ainda por vezes quando há cheias aquilo se alaga completamente. Tudo isto mostra as profundas modificações do litoral português.

Passa no concelho o Rio Vouga e muitos ribeiros que vão dar ao Vouga, e muitos regatos que vão dar aos ribeiros, e muitas linhas de água que vão dar aos regatos.


Moinhos

Bom, e tudo isso fez surgir um elevadíssimo numero de moinhos, aqui no concelho há 350 moinhos, é claro, na sua grande maioria estão parados, mas alguns ainda funcionam como este, fizeram aqui do concelho a grande região da moagem dos cerais aqui de toda esta região da Beira Litoral.

É claro, a farinha fez muitos tipos de pão, um pão saboroso, muitos padeiros, e a emigração que daqui foi para a América do Sul é principalmente padeiros. Eu quando estive na Venezuela encontrei muita gente daqui, e eram realmente industriais de padaria. Tudo isso está ligado com estes moinhos aqui do Vale do Vouga.

Muito para ver ...

Mas aqui em Albergaria há muito mais que ver. Acho que todas as aldeias, cabeças das freguesias merecem uma visita, todas têm curiosidades. Eu agora estou-lhes a falar aqui junto do Rio Vouga, do Baixo Vouga, esta região é um encanto, como aliás estão a ver. Se virem bem ao fundo do Rio está uma estacaria, bom, é para apanhar lampreias, é um dos grandes atractivos da região é a lampreia, a lampreia do Vouga.

Aqui pesca-se também muito a enguia, a Caldeirada de Enguias é aqui um dos pratos favoritos de Angeja. Tudo isto merece realmente uma visita e o senhor telespectador não deixe de vir até cá, vai conhecer uma das mais progressivas, uma das mais encorajantes regiões portuguesas.

Fontes: Moinhos de Portugal / "Alma e a Gente"

Fotos: AF (Armando Ferreira)

3 comentários:

Delfim disse...

Gostaria de saber como é umas fotos da minha autoria aí estão publicadas.
Obrigado

DB

Blogger disse...

As fotos foram retiradas de

http://moinhosdeportugal.no.sapo.pt/Texto%20Jose%20Hermano%20Saraiva.htm

(conforme indicado em "Fonte")

Caso sejam da autoria do Dr. Delfim Bismarck, agradecíamos que nos informasse para completar o "post"

Obrigado

Blogger disse...

Decidimos indicar, de forma explícita, o autor das fotos: AF (Armando Ferreira) co-autor (conjuntamente com o Dr. Delfim) do Livro "Moinhos de Albergaria"