terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cine-Teatro Alba (1950-2010)

A construção do Cine-Teatro Alba surgiu do resultado de conversações entre o executivo camarário, na pessoa do Senhor Presidente, Dr. Bernardino Correia Telles de Araújo de Albuquerque e o Senhor Comendador Augusto Martins Pereira, porque em meados do mês de Março de 1945 foi deliberado fazerem-se obras no antigo Teatro da Vila para o mesmo servir para o funcionamento do Tribunal de Comarca.

Curiosamente, cerca de 15 dias depois, esta mesma Câmara decidiu colocar à venda o referido Teatro por 80 contos. Este situava-se no mesmo local onde hoje está o Cine-Teatro Alba e foi adquiridos pela Sociedade Cine-Teatro Alba, Lda., nas pessoas do Comendador Augusto Martins Pereira e Américo Martins Pereira.

O valor total da obra definitiva custou à Família Martins Pereira 3.331.964$76 e o “magnífico” projecto elaborado pelo Engº Júlio José de Brito, 25.000$00.

A 11 de Fevereiro de 1950 dá-se início a um processo cultural jamais visto em Albergaria-a-Velha. O edifício, com excelentes condições técnicas e logísticas, foi considerado por muitos como um dos melhores Cine-Teatros do país. E de facto assim o podemos classificar.

Exibições

(…) no início dos anos 50, por cada mês passavam cerca de 8 filmes. Os dias eleitos eram, naturalmente, o fim-de-semana e a Quinta-feira

No ano de 1950 foram exibidos no Cine-Teatro Alba 73 filmes e 4 peças de teatro. E no ano de 1951 cerca de 92 filmes, duas peças de teatro, uma “Récita de Gala promovida pelo Grupo Cénico Albergariense” e um espectáculo de variedades com um ilusionista.

Fonte: Nélia Maria Martins de Almeida Oliveira, “Cine -Teatro Alba – 50 anos”


Fonte: "Cine-Teatro Alba - 50 anos", Nélia Maria Martins Almeida Oliveira

"Cine -Teatro Alba – 50 anos" (sinopse)

Livro editado pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aquando da comemoração do 50º aniversário, recorda o passado nos muitos momentos de distração, lazer e aprendizagens que foram vividas por todos aqueles que neles se identificaram, criando laços de união e convívio da comunidade.

Na sua época, foi um Edifício considerado por muitos como um dos melhores Cine-Teatros do País, tendo recebido no seu palco nomes conhecidos do meio artístico nacional, foi local de apoio à exibição e angariação de fundos de algumas colectividades concelhias e promoveu actividades culturais e pedagógicas, proporcionando um espaço de apoio à exibição das colectividades locais.

Sem comentários: