terça-feira, 9 de março de 2010

Mestres do Instrumento Cirúrgico

A manufactura de cutelaria em Portugal surgiu à boleia da industrialização impulsionada pelo Marquês de Pombal, após o terramoto de 1755.

No século XX assistimos a um crescente número de sedes de fabrico nacional de instrumentos cirúrgicos tradicionais: O Instituto Pasteur de Lisboa (Anos 40), Manuel Valente dos Santos, a Casa "Mavas" (1947), Constantino da Costa Lopes (1942), A.J. Costa Irmãos, Lda. (1953), Eugénio Pereira (1955), Manuel Nunes Antão (1956) e a Eurocitel (1973).

Destes, a Revista UPortoAlumni (revista dos antigos alunos da Universidade do Porto) destacou cinco, dois dos quais localizados na freguesia da Branca (concelho de Albergaria-a-Velha): Manuel Valente dos Santos (Casa “Mavas”) e Manuel Nunes Antão.


MANUEL VALENTE DOS SANTOS (MAVAS)

Foi funcionário do Instituto Pasteur de Lisboa. Algum tempo depois, começou a trabalhar na zona onde nasceu, Soutelo da Branca, montando aí oficina.

Mais do que um fabricante, Manuel Valente dos Santos foi um criador e inventor, com patentes e instrumentos vendidos em vários países.

Mantinha contacto com cirurgiões e assistia às suas tarefas, controlando a funcionalidade dos objectos produzidos.

Depois de uma apresentação paralela a um Congresso de Urologia em Miami, abriu uma oficina, em 1968, em Newark, Nova Jersey. Nos EUA, trabalhou para a Weck, onde também formou outros técnicos e, já regressado a Portugal, produziu para a Stryker Surgical International Company, entre 1981 e 1989.

MANUEL NUNES ANTÃO (ANTÃO)



Foi um dos discípulos de Manuel Valente dos Santos e seu conterrâneo. Iniciou a produção de instrumentos cirúrgicos na sua casa, também em Soutelo da Branca, no final da década de 1940. Após 1956, criou a sua própria oficina.

Antão [falecido no passado mês de Outubro de 2009] produziu instrumentos para vários hospitais e instituições privadas e elaborou catálogos em várias áreas cirúrgicas. Por exemplo na área da Ginecologia, o catálogo era dominado pela Electrocirurgia e Cirurgia a Laser.

Apesar do equipamento diverso de que dispõe, a produção é fundamentalmente manual e, em muitos casos, a pedido do cliente e produzida especificamente para responder a cada pedido.

Fontes: João Correia em UPortoAlumni (Revista dos Antigos Alunos da Universidade do Porto, nº 4. Abril de 2008) (adaptado) / Facebook Junta de Freguesia da Branca (foto)

2 comentários:

Blogger disse...

Faleceu um antigo presidente da Junta de Freguesia da Branca

No passado dia 10 de Outubro (de 2009), após prolongada doença, faleceu Manuel Nunes Antão, de 85 anos de idade, industrial de material cirúrgico e antigo presidente da Junta de Freguesia da Branca, natural e residente na Avenida Velha, desta mesma freguesia, sendo casado com Maria Dias Azevedo e pai de Lúcia Antão, presidente da Assembleia de Freguesia local cessante, e de Manuel Antão, Avelino Antão, professor do ISCAA, José Antão, industrial, e sogro de Luís Camões, conceituado médico da Unidade de Saúde da Branca.

O seu funeral realizou-se na tarde do dia 11.

Trata-se de uma pessoa respeitável e de grande carácter que fez parte de vários organismos paroquiais entre os quais a Irmandade do Santíssimo Sacramento, mas também com ligações a instituições de solidariedade social e à classe médica, pois era fabricante de material cirúrgico.

No exercício das suas funções cívicas, enquanto presidente de Junta, ao longo de quatro anos, desempenhou esse papel com zelo e dedicação, pelo que angariou simpatia entre os seus conterrâneos.

Alírio Silva

http://www.portal.ecclesia.pt/pub/14/noticia.asp?jornalid=14&noticiaid=74679

gps disse...

Foto do Sr. Manuel Antão no facebook da Junta de Freguesia

http://www.facebook.com/reqs.php?fcode=2fcd3fe79&f=100001180782681#!/profile.php?id=100000689708120&sk=photos