quinta-feira, 10 de junho de 2010

Albergaria-a-Velha e a sua Gastronomia (I)

(...) Quem nunca provou e confirmou a excelente qualidade de alguma da gastronomia tradicional do nosso concelho ? Quem nunca provou enguias fritas ou de escabeche, leitão assado, lampreias em arroz ou à bordalesa, peixinhos do rio fritos, ou vitela assada ? Quem nunca provou pães ou padas, regueifas, pães doces, folares, broas, ou biscoitos diversos como raivas, rosquilhas, bolos de gema ou turcos ? Já para não falar em rabanadas e bilharacos ? (...)

Pão

Segundo um apontamento datado de 1882:

[os] "bolos de pão alvo … da casa da Ti Quitéria do Agostinho, ou ainda da Ti Costa …. As duas boas creaturas indicadas … exerciam a vida de padeiras com o maior aperfeiçoamento e aceitação dos consumidores ainda de muito longe.

A primeira fabricava pão para o ultimo Bispo de Aveiro, D. Manuel Pacheco de Rezende – tres vezes por semana era o Paço Episcopal fornecido; e ambas a seu turno o Convento de Serém.

Muitas terras há que possuem especialidades a certo ramo da industria. Albergaria Velha dedica-se ao fabrico de pão, e é da sua labra o feitio dos pães emitando pujadas têtas, … sem se vêr igual em outra parte, a não ser por emitação”
.

Por aqui facilmente se vê como o pão confeccionado em Albergaria-a-Velha era afamado na região, e que outros aqui vinham consumir e imitar as nossas produções.

Leitão

Um outro apontamento do final do século XIX informa-nos de que "entre os bons assadores de leitão, que é das melhores iguarias que em Albergaria se prepara, há o costume de o trazerem uma ou outra vez a arejar, depois de meio assado, para o constiparem, dizem.

A pele assim torna-se mais quebradiça e a carne tenra e enxuta. A expressão 'leitoeiro' utilizava-se quando se referiam a um apreciador de leitão”.


Também esta pequena nota nos demonstra como era já tradição o leitão assado no nosso concelho, e como era já umas das principais iguarias que aqui se preparava.

Biscoitos

Nesta matéria, existia em Albergaria-a-Velha desde o final do século XIX uma pequena fábrica de bolachas e biscoitos que atingiu grande fama na região, a "Loja Nova", situada na Rua de Santo António, fundada por Joaquim Ribeiro e Silva.

Os seus produtos, de grande qualidade, eram equiparados aos melhores de Coimbra e Porto, e por esse motivo eram expedidos para todo o país.

Mesmo depois do proprietário ter transferido residência para o Porto, os seus familiares aqui mantiveram a sua produção de escala mais regional por mais alguns anos.

De entre os seus produtos, os mais procurados eram os biscoitos, raivas e folares da Páscoa. A tradição de confeccionar este género de produtos conseguiu manter-se viva ao longo dos anos, graças inicialmente à “Casa Turco” e actualmente a D. Margarida Ferreira, herdeira das receitas destes afamados doces regionais. (...)

Fonte: Dr. Delfim Bismarck, Jornal de Albergaria

(texto integral em Portal de Albergaria)

1 comentário:

hesseherre disse...

Vocês de Portugal de vez em quando me deixam doente de raiva....a sua culinária é algo maravilhoso, e seus doces conduzem ao céu no ato da degustação....grandes abraços a todos os portugueses, meus ascendentes em terceira linha e em particular a quem criou este blog infernalmente gostoso.