quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vicente Miranda Reis de Melo, empresário em Recife (Brasil)

Vicente Miranda Reis de Melo nasceu no dia seis de Junho de 1940, em Alquerubim (Albergaria-a-Velha). Aos 14 anos foi trabalhar para Aveiro numa casa especializada em mercearia fina, denominada Casa do Bom Café, que foi a sua primeira experiência na área do comércio.

Em Dezembro de 1957 rumou para o Brasil no navio Vera Cruz. Começou por trabalhar na Camisaria Rialto, primeiro no sector de embalagem e posteriormente como vendedor.

Em 1962 fundou, juntamente com o seu irmão mais velho, José Miranda, a SEMEC, de que se tornou (durante 37 anos) Director comercial e mais tarde Director Geral.

Ainda como experiência profissional, foi Gerente Comercial da Soservi, empresa de grande porte no segmento de limpeza e conservação, entre 1999 e 2001.

Actualmente, é Director da SET Sistemas e Produtos Técnicos, Lda, juntamente com os seus filhos Cláudia e Alexandre. A empresa, com sede em Olinda (Recife), foi fundada em 1994 e dedica-se à comercialização de produtos e serviços de limpeza e higiene profissional.


Exerceu o cargo de Assessor da Presidência da CTU, tendo recebido a medalha "Mérito Capibaribe” no grau" Oficial". A 1 de Abril de 2010 foi-lhe atribuído o "Título de Cidadão Recifense".


Familiares e amigos no Brasil

"Os familiares aqui radicados, como o meu primo António Reis e sua esposa Nininha, meu irmão José Miranda, meu amigo/irmão Manuel Tavares, as famílias de Artur Valente, Graça Tavares e João de Souza Miguel, para citar apenas estas, foram fundamentais para amenizar as saudades e colaborar no sentido de me orientarem permanentemente, com relação aos usos e costumes da nova Pátria"

Férias em Portugal

Só em 1966, quando tinha 26 anos e depois de 9 no Brasil, já estabelecido numa sociedade com seus irmãos, teve possibilidade de tirar férias e voltar a Portugal.

“Que emoção ao chegar à minha aldeia, rever meus pais, avós e demais familiares, os amigos e conhecer o país como deveria ser, além de excursionar pela Europa, renovara a visão que tinha do meu mundo, participar de troca de informações e experiências vividas, bem como fazer novas amizades e depois de quase 90 dias, voltar ao Brasil e retomar minhas funções.”

Comunidade Portuguesa

É sócio do Real Hospital Português (tendo sido responsável pela área de Recursos Humanos), além de secretário do Conselho da Comunidade Portuguesa e presidente do gabinete Português de Leitura.

Estudos

Os estudos complementares ao primário, foram efectuados já no Brasil, tendo prestado e passado em dois vestibulares; na Escola Superior de Marketing e na Escola Superior de Relações Públicas, onde se formou em "Comunicação Social".

Fontes: Mundo Português / Câmara de Recife

1 comentário:

Unknown disse...

Foi uma grande hora ter trabalhado desde os 13 anos com essa familia mirando, lamento não ter sido tão fiel como deveria ser, mas espero ainda um dia poder rever Sr.Vicente, Jose Miranda e Antonio.
Grande abraço a todos
Assis
watsap 11949658364