quinta-feira, 23 de junho de 2011

“O Sítio entre o Céu e a Terra” e “Adoráveis Chantagistas” de Octávio Cunha


"Adoráveis Chantagistas" (2008)

"Adoráveis Chantagistas” reúne crónicas publicadas por Octávio Cunha na Notícias Magazine, a revista que sai ao domingo com o Jornal de Notícias e o Dário de Notícias.

"Nestas crónicas falo essencialmente sobre coisas muito práticas sobre a saúde das crianças, os pais e os avós delas, mas também sobre os temas da actualidade política, porque sou cidadão e tenho o direito de exprimir a minha opinião", afirmou.


Excerto de "Adoráveis Chantagistas"

Lembro-me bem do que se passou meia hora antes de nascer e de ter tomado o primeiro banho numa banheira de folha de zinco. Depois já não me recordo de grande coisa. Gostei muito de nascer logo de manhã. Assim não perdi um dia da minha vida!

Tiraram-me a liberdade quando me mandaram para a escola primária. Não foi nada fácil. Mais tarde quando fui para o liceu faltava às aulas. De castigo vim para o Colégio Universal do Porto. Depois fui para Coimbra.

Antes dos dezassete anos já estava em Caxias. Aquele “hotel” onde a Pide hospedava quem lutava pela liberdade.


“O Sítio entre o Céu e a Terra” (1987)

Era uma vez um sítio entre o céu e a terra onde havia um castelo pequenino.

Nesse sítio moravam umas Gentes Vestidas de Verde que viviam entre o saber e o desconhecido. Gentes que gostavam de Meninos.

Não tinham nomes, nesse sítio, mas chegavam lá muitas crianças que ainda não eram, vindas de todas as terras.

Algumas chegavam com muito frio, outras quase pretas e furiosas por terem sido mal tratadas pelos crescidos.

Muitos tremiam tanto, tanto, que era preciso contar-lhes uma longa história para eles sossegarem e perderem o medo que tiveram durante a travessia de um túnel cumprido e escuro, e tão apertadinho que mal dava para eles passarem.

Fontes: FNAC / Edições Gémeo / SCINP

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes livros retratam o grande Ser Humano que o DR Octávio é e como compreende as Crianças. Faz falta a muitos Pais ter um apoio como o dele.