quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Albergue vai (re)nascer em Albergaria-a-Velha

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai transformar uma antiga Casa dos Magistrados, localizada no centro da cidade e no Caminho de Santiago, num Albergue de Peregrinos.

O anúncio foi feito no passado fim-de-semana, no Encontro Internacional de Albergues de Peregrinos do Caminho Português a Santiago, que teve lugar no Arquivo Municipal e contou com a presença do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, do Presidente da Fundação do Caminho Português a Santiago, Celestino Lores, de representantes da Associação de Peregrinos Via Lusitana e de vários albergues, portugueses e espanhóis.


Para a autarquia Albergariense, a criação de um Albergue de Peregrinos na cidade apresenta-se como fundamental para a valorização histórica do Município e para a reafirmação da sua identidade, na medida em que a primeira albergaria, para abrigar os peregrinos e viajantes, fora ali edificada há quase 900 anos a mando de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques.

Não restando já vestígios da antiga albergaria (que se assume ter sido edificada junto à antiga Estrada Real, no local onde hoje se encontra a Quinta da Boa Vista/ Torreão, futura Biblioteca Municipal), a abertura de um novo albergue significa o reencontro com as origens da terra, que se desenvolveu e prosperou tendo em conta este seu papel de acolhimento e solidariedade.


Este projecto, cujo trabalho se iniciou há já algum tempo, tomou agora forma no âmbito da Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do Município, que pretende, desta forma, valorizar esta “marca” local, quer no aspecto turístico, quer no cultural, social ou económico.

A transformação da Antiga Casa dos Magistrados em Albergue de Peregrinos vai ser contemplada no Plano de Actividades do Município para 2012, sendo que o projecto prevê a preservação da traça original do edifício de 3 pisos, que conta, ainda, com um espaço exterior de dimensões consideráveis ideal para o descanso e a contemplação bem como apoio logístico aos Peregrinos.


O projecto de valorização dos “Caminhos de Peregrinação” (Caminho de Santiago e Caminho de Fátima), que foi para o terreno este ano, com a requalificação e sinalização de todo o percurso e a dinamização de acções de sensibilização, vem ao encontro de um dos principais planos estratégicos do Turismo Centro de Portugal, que procura revitalizar todo o percurso do Caminho de Santiago que atravessa a Região Centro, englobando um total de nove municípios.

Para Pedro Machado, Presidente desta Entidade Regional, este produto turístico, com enfoque no patrimonial e religioso, tem potencial para acrescentar competitividade, valor e atractividade ao território, diferenciando-se das outras ofertas existentes em Portugal.

Fonte: CMAV

Sem comentários: