quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Definição de um Projecto de Musealização e Interpretação do Território


O desenvolvimento da Nova Agenda para a Cultura e Criatividade do Município de Albergaria-a-Velha assenta em quatro programas estratégicos:

Programa 1 – Criação de uma Rede Cultural, Educativa e Criativa
Programa 2 – Qualificação do Programa Cultural e Eventos
Programa 3 – Definição de um Projecto de Musealização e Interpretação
do Território
Programa 4 – Desenvolvimento de um Programa de Economia Criativa

(...)


Definição de um Projecto de Musealização e Interpretação do Território

O Município de Albergaria-a-Velha é detentor de um conjunto de recursos patrimoniais e históricos que importa trabalhar, documentar, salvaguardar e promover. Neste sentido, propõe-se a realização de um estudo dos elementos identitários do Município, de modo a construir-se uma narrativa que parta da origem histórica deste território e comunidade, passe pelas actividades económicas, pelo património material e imaterial.

Considera-se que este núcleo deverá ser explorado a partir das marcas do território identificadas no âmbito do Diagnóstico Cultural, nomeadamente do legado da Fábrica Alba e da fundição.

Importa, ainda, proceder-se à identificação do património etnográfico, pertença dos grupos de folclore; à salvaguarda de alguns edifícios escolares, nomeadamente do Plano Centenário, de que temos vários, ou de Adães Bermudes, de que temos uma das 184 escolas construídas no País.

Também o minério, os moinhos ou a panificação podem contribuir para o trabalho de valorização e preservação da memória histórica do Concelho, bem como a existência de vestígios arqueológicos da época megalítica. (...)

Fonte: José Licínio Pimenta (Nova Agenda para a Cultura e Criatividade - Albergaria-a-Velha 2011 - 2013 / CMAV) (adaptado) (mais informações em Blog "Novos Arruamentos")

Download 

Sem comentários: