sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Albergaria-a-Velha, um concelho com 179 anos (13-02-2014)


Corria o ano de 1834 quando, na sequência do Tratado de Évora-Monte, terminou o Antigo Regime em Portugal, sendo deposto D. Miguel, rei absolutista que reinara durante cerca de seis anos, dando-se início a uma nova fase política, de cariz liberal, liderada por D. Pedro.

O período que então terminou, fora marcado pela violência, repressão, perseguições, enforcamentos e por uma guerra civil, o qual deixou profundas marcas na sociedade portuguesa. No concelho de Albergaria-a-Velha, alguns Mártires da Liberdade foram disso exemplo. Com o advento do Liberalismo, o General José António da Silva Torres Ponce de León, Visconde da Serra do Pilar e Barão de Pico de Celeiros, Comandante Militar da Província do Douro (à qual pertencia Albergaria-a-Velha), apoiado no Decreto de 9 de Janeiro de 1834, resolveu criar o concelho de Albergaria-a-Velha no final desse ano.

De entre as diversas razões para o fazer, terão estado a excelente localização geográfica de Albergaria-a-Velha e o crescimento que então apresentava, mas também o facto de, em 1828, os albergarienses o terem apoiado nos combates de Marnel e Ponte de Vouga contra as tropas miguelistas.

Foi então que ainda no final de 1834, promovendo a elevação de Albergaria-a-Velha à categoria de Vila e criando o seu concelho, retirou-a do concelho de Aveiro e decidiu anexar-lhe a freguesia de São João de Loure (também até então pertencente ao concelho de Aveiro), bem como duas partes da freguesia de Valmaior (pertencentes aos concelhos de Aveiro e Recardães – este último então extinto).


E no dia 13 de Fevereiro de 1835 teve lugar a primeira sessão, na presença da maior parte do povo da mesma Vila, tomando posse os seguintes indivíduos:

Presidente: José Correia de Melo
Vereador: Patrício Theodoro Álvares de Carvalho
Fiscal: José Marques Brandão
Escrivão: António Constantino de Lemos Tavares e Carvalho

Assina também o documento, o Provedor do Concelho, interino, António Augusto Henriques Ferreira, entre muitos outros albergarienses.

Presidentes 1835-1917

Curiosamente, o nascimento do concelho de Albergaria-a-Velha só iria ser oficializado poucos meses mais tarde, por decreto de 23 de Julho de 1835. As restantes freguesias vieram, posteriormente, a incorporar este concelho. A primeira a fazê-lo, em 1842, foi Alquerubim, (proveniente do então extinto concelho de Paus).  Nesse mesmo ano viria a ser restaurado o concelho de Paus e extinto temporariamente o de Albergaria-a-Velha, na sequência da ditadura de Costa Cabral, o que se prolongaria apenas até 1846.

Em 1853, as freguesias de Angeja e Frossos (provenientes do então extinto concelho de Angeja, uma vez que Frossos havia sido incluída naquele concelho após a sua extinção em 1836) incorporaram o concelho e, em 1855, foi a vez das freguesias da Branca e Ribeira de Fráguas (ambas provenientes do então extinto concelho de da Bemposta) passaram também para o concelho de Albergaria-a-Velha.

Só em 1856 o concelho de Albergaria-a-Velha viria a assumir a totalidade das suas actuais freguesias, ao incorporar outra parte da freguesia de Valmaior (pertencente ao então extinto concelho de Vouga). Foi assim a difícil tarefa de criação do concelho de Albergaria-a-Velha.


(...)  não foi nada fácil a manutenção do concelho de Albergaria-a-Velha, sem edifício dos paços do concelho e com o arquivo em casas arrendadas, sem condições, de construção tosca, aparência pobre, com falta de asseio e em quase estado de ruína, sem quaisquer condições para o exercício dos serviços inerentes à sede de um concelho. Mas foi assim durante décadas até a construção dos actuais Paços do Concelho os quais foram iniciados em 1869 e inaugurados apenas em 1897. Bastará isto para perceber quão difíceis foram esses tempos. Todas essas dificuldades foram mais do que suficientes para hoje comemoremos condignamente aquilo que os nossos antepassados, ao longo de décadas lutaram e conseguiram construir.

Presidentes 1917-2014

Dia do município (sugestão de 2011)

(...) o mais importante, é que Albergaria-a-Velha não tem (tinha) o seu dia, e esse dia quanto a nós, deveria ser o 13 de Fevereiro (data da fundação do concelho), ou o 1º de Novembro (simbolizando o mês de Novembro de 1117 em que a Rainha D. Teresa doou o Couto de Osseloa a Gonçalo Eriz, fundando assim a primitiva Albergaria). Um ou outro seriam o "Dia do Município", que para além de servir para que nas escolas se falasse um pouco mais da nossa história local, "semeando" assim raízes à nossa terra, poderia e deveria servir também para homenagear os Albergarienses que por cá ou espalhados pelo Mundo mais se têm destacado nas mais diversas áreas de actividade. Aliás, isto é o que qualquer município com algum grau de civilidade faz. Será que custa assim tanto?

Fonte: Delfim Bismarck Ferreira em "Jornal de Albergaria (22-02-2011) (adaptado)

Imagens: Desdobrável distribuído no dia do município (15-02-2014) / Canalb


Dia do município (comemoração no dia 15-02-2014)

A Câmara de Albergaria assinalou o 179.º aniversário da fundação do concelho, uma efeméride que considera “importante na medida em que, a partir de 1835, foi possível fortalecer a identidade de um território e comunidade com características próprias”.

Com o objectivo de preservar a memória colectiva e homenagear as pessoas que deram um forte contributo para o desenvolvimento de Albergaria, decorreu no Salão Nobre, no dia 15 de Fevereiro, uma sessão solene que recordou os 49 autarcas que antecederam a António Loureiro, actual presidente da Câmara.

“Comemorar esta data é um acto de elevado reconhecimento da história do nosso país, do valor cultural do nosso concelho e da ímpar importância do trabalho da nossa comunidade e de todos os que se dedicaram ao governo do nosso concelho”, afirmou António Loureiro, sublinhando que a comemoração deve ser um “exercício de consciência”, onde as vitórias e as potencialidades do concelho devem ser alvo de reflexão.

Nesta cerimónia, para além de uma intervenção do actual presidente da autarquia foram descerradas fotografias de (quase) todos os antigos chefes do executivo e apresentado um pequeno filme sobre o Concelho.

Fontes: Jornal Beira Vouga / Diário de Aveiro (imagens/mais informações: Canalb)



Sem comentários: