sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

"História de Angeja" na internet e "Memórias: História, Arte e Fé" em catálogo


Tudo começou em Fevereiro de 2013, o José Silva tinha iniciado um trabalho sobre a Toponímia de Angeja e, numa das suas pesquisas, encontrou dois vídeos no Youtube intitulados: "História de Angeja", publicados pelo Luís Altino.

Sem se conhecerem ainda pessoalmente, a verdade é que já andavam a estudar, cada um à sua maneira, a história de Angeja.

Após uma conversa no facebook, o José sugere ao Luís que seja criada uma página nesta rede social, pegando no nome e na ideia do youtube. Uma página sobre Angeja não era novidade, pois já havia outras. A ideia seria utilizar a página como plataforma de partilha de informação, de forma isenta e inteiramente dedicada à divulgação histórica. Reunindo ai pessoas interessadas na partilha de informação (fotografia, manuscritos, vídeo, etc.).




Criaram álbuns de fotografia das várias associações angejenses e perceberam que, este era um tema pertinente, pois trata-se de uma freguesia com um considerável número de colectividades, cerca de uma por cada 200 habitantes. E que outras terão existido?

Surge assim, a vontade de recuperar e registar estas memórias, elaborando para tal um livro, que tem como tema: "O Associativismo em Angeja".

Consultadas as monografias locais e outras fontes bibliográficas, começaram por entrevistar pessoas mais velhas, as Direcções das colectividades e outras entidades. Reuniram com o Pároco de Angeja no sentido de recolher informação sobre as Confrarias e Irmandades religiosas. Daqui surgiu o desafio para participarem nas comemorações do "IV Centenário da igreja Matriz de Angeja".


Sugeriram organizar uma Exposição, que retratasse os principais acontecimentos da igreja e da paróquia nos últimos quatrocentos anos. E assim, a 3 de Agosto iniciou-se: "Memória: História, Arte e Fé", que esteve patente até dia 29 desse mês.

Foram depois desafiados a elaborar um catálogo, com o mesmo título da Exposição e acompanhado por um "dvd", com imagens da mesma e também do Concerto Musical do dia 10 de Agosto.

Após o lançamento do catálogo: "Memórias: História, Arte e Fé" na semana do Natal de 2013, irão retomar o trabalho "Associativismo em Angeja", o qual deverá ser lançado este ano no âmbito das comemorações dos "500 Anos do Foral Manuelino de Angeja".

José Silva está igualmente a trabalhar na obra "Topónimos e Outras Histórias da Vila de Angeja".

Fonte: Adaptado de Jornal D’Angeja



Os 400 anos da História da Igreja Matriz de Angeja em catálogo

No âmbito das comemorações dos 400 anos da Igreja Matriz de Angeja, foi lançado, na noite de 29 de Dezembro, o catálogo da exposição “Memórias: História, Arte e Fé”, de José Fernando Silva e Luís Altino Bastos Resende.

O livro pode ser adquirido na Junta de Freguesia de Angeja, na Igreja Matriz e "Bazar das Neves" (Quiosque na Praça da República).pelo preço de 20 euros.

Fonte: Jornal Beira Vouga

Sem comentários: