domingo, 20 de maio de 2018

Muncípio de Albergaria-a-Velha disponibiliza Serviço de Bilcicletas Gratuitas


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha inaugurou, no dia 10 de maio, um sistema de bicicletas partilhadas, de utilização gratuita, no centro da cidade. O novo serviço integra o MOB.A – Mobilidade Operação Bicicleta de Albergaria-a-Velha, um projecto que visa potenciar uma cultura diferente de mobilidade sustentável e que é desenvolvido em parceria com a Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

Com o sistema de partilha de bicicletas, o Município quer promover a utilização deste meio de transporte nas pequenas deslocações, contribuindo para a diminuição da poluição no centro urbano e o aumento da saúde e qualidade de vida dos munícipes, através da prática de exercício físico.

As bicicletas MOB.A, num total de 30, estão já disponíveis numa bOx própria, junto à Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha. Podem ser utilizadas, de forma gratuita, por cidadãos maiores de idade, sendo apenas necessário fazer um registo no local e entregar um termo de responsabilidade. Os menores de idade só podem levantar uma bicicleta quando devidamente autorizados pelo seu representante legal.


A utilização das bicicletas está sujeita a um período máximo de quatro horas, salvo quando solicitado por escrito à Câmara Municipal e devidamente autorizado. O levantamento e entrega só podem decorrer durante o horário de abertura da bOx, que é o seguinte: segunda a sexta (excepto feriados), das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00; sábado, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00; e domingo, das 9h00 às 13h00.

O sistema de bicicletas partilhadas é o terceiro e último vetor do projeto MOB.A, que arrancou no verão de 2017, com a criação dos “Patrulheiros”, um grupo de jovens voluntários que se deslocam pelo território, sobre duas rodas, reportando ocorrências nas áreas florestais e auxiliando os peregrinos do Caminho de Santiago e de Fátima na sua passagem pelo Concelho.

No Dia Mundial da Bicicleta, que decorreu a 19 de abril, foi apresentado o segundo vector, designado POP – Programa Operacional Pedalar, que visa ensinar as crianças dos jardins-de-infância e 1.º Ciclo a utilizarem, com segurança, a bicicleta. Na primeira actividade prática, que decorreu na Escola Básica de Albergaria-a-Velha, participaram cerca de 100 crianças.

Fonte: CMAAV (adaptado)

Sem comentários: