Reza a tradição que, no dia 15 de Agosto ou imediatamente no Domingo seguinte, milhares de devotos se desloquem ao santuário erguido na confluência das freguesias de Albergaria-a-Velha, Branca e Vale Maior para prestarem homenagem à santa que terá ajudado a população a livrar-se de uma peste em meados do século XIX. Este ano o evento decorre a 20 e 21 de Agosto.
A peregrinação domingueira é acompanhada por uma missa solene ao fim da manhã, logo seguida de uma procissão na avenida que está em frente ao santuário com a imagem de Nossa Senhora do Socorro. A parte da tarde costuma ser preenchida com um concerto de uma banda local (este ano é a Banda Recreativa e Cultural União Pinheirense), complementado com uma recitação do rosário. Para finalizar este dia, o espaço transforma-se num centro de convívio, com espaço para o farnel e para a venda de vários tipos de artigos, desde os doces ao calçado.
Na segunda-feira, tem lugar uma merenda ao meio-dia e a parte da tarde volta a ser animada por um conjunto musical, antes da eucaristia. As festividades terão adoptado estes moldes há cerca de duas décadas.
Fonte: Pedro José Barros, O AVEIRO
Sem comentários:
Enviar um comentário