segunda-feira, 3 de setembro de 2007

ALBA, uma Metalurgia com História... uma Marca com futuro

ALBA é a designação pela qual é conhecida a empresa criada em 1921, com a denominação inicial de Fundição Lisbonense, alterada depois para Fundição Albergariense, assumindo em 1923 o nome do seu fundador, Augusto Martins Pereira, nascido em 1885 em Sever do Vouga.

No fim da década de trinta, as instalações foram transferidas do centro da vila para o local aonde ainda hoje se encontram, um pouco mais a sul, a cerca de 500 metros do actual nó rodoviário entre o IP5 e a IC2/EN1 e a 5 Km do acesso à Auto-estrada (A1).


Em 1921, Augusto Martins Pereira escolhe Albergaria-a-Velha como lugar estratégico para a montagem da mais moderna metalurgia de então: a ALBA.

Rapidamente, a ALBA, tornar-se-ia o grande motor de desenvolvimento económico e social da região, não só pela oferta de emprego, construção de bairros e escolas, mas também pela construção de cinemas e parques desportivos.


Em Abril de 2001 a ALBA foi adquirida pela Metalurgia e Fundição METAFALB, SA, empresa integrada no Grupo DURIT, com a preocupação de recuperar uma indústria com um largo passado de prestígio, que se mantém inabalado, representando ainda uma das suas principais forças, pela implantação social da empresa e pelo que historicamente a mesma representa para a região e para o país.

Fonte: METAFALB

8 comentários:

Blogger disse...

Entretanto, foi desactivada a empresa em Albergaria-a-Velha, tendo sido transferida a produção para Águeda para as instalações da antiga FUSAG

Blogger disse...

http://www.jornalregional.com/?p=&distrito=1&concelho=18&op=noticia&n=f50a200170104090739fffad9ee551dd

As antigas Fábricas Alba, fundadas em 1928 por Augusto Martins Pereira, foram, durante muitas décadas, uma unidade fabril de grande prestígio, face à qualidade dos seus produtos, do ramo metalúrgico.

Com a morte do fundador, o neto, António Augusto Martins Pereira assumiu a liderança da empresa, que chegou a ter ao seu serviço, mais de 700 trabalhadores, sendo então a
Alba, de longe, o maior empregador do
concelho de Albergaria-a-Velha.

A partir de 1974, a empresa começou a entrar em declínio galopante e em Abril de 2001, foi adquirida pelo grupo Durit, passando a adoptar a designação de Metafalb, contando na altura com 140 trabalhadores, metade dos quais foram saindo ao longo destes oito anos. Com o correr dos tempos, os equipamentos da empresa foram-se tornando obsoletos, o que levou os responsáveis a adquirir as instalações da ex-Fusag, - Fundição e Serralharia de Águeda, em Travassô, concelho de Águeda, que agora se designa Duritcast e onde vão passar a exercer funções profissionais cerca de 50 trabalhadores da Metafalb, que
desde o inicio deste ano têm vindo a ser ali colocados por fases.

Dos restantes, cerca de uma dezena
encontraram colocação na Larus, em
Albergaria-a-Velha e outros optaram pela reforma antecipada.

O último dia de trabalho da antiga e lendária Alba será na próxima
sexta-feira, dia 13, passando os derradeiros funcionários que optaram pela transferência para a Duritcast a trabalhar nesta na segunda-feira, 16, com transporte
garantido pela empresa.

No entanto, o processo de mudança não foi de todo pacífico. Só que aos funcionários a alternativa que lhes restava era o desemprego e acabaram por optar por ir trabalhar para Travassô.

Quanto às antigas instalações, com 30 mil metros quadrados, dos quais, 16 mil são área coberta, o seu futuro não está ainda definido, falando-se na hipótese de ali surgir um empreendimento imobiliário, ou uma grande superfície comercial.

Fonte: J.M. in Jornal de Albergaria

Santacruz Superlight disse...

Podem-me dizer onde encontrar informação sobre os motociclos Alba motor Villiers 98 cc f2?
obrigado

gps disse...

Nunca ouvi falar de motociclos Alba, pelo que poderá ser confusão com a marca Vilar ou outra.

Blogger disse...

Os pistões para a Famel eram fundidos na Alba

ver artigo sobre motociclos em https://ria.ua.pt/bitstream/10773/4754/1/2007001064.pdf - pág. 83

A marca Alba era Alemã sem qualquer ligação às Fábricas Alba (de Albergaria)

http://www.autogallery.org.ru/k/a/19alba200SV_inbox.jpg

Santacruz Superlight disse...

Desde já o meu obrigado pela prontidão das vossas respostas. Estou a recuperar este motociclo (https://picasaweb.google.com/lh/photo/BwH2uijAKs0C6tnOBDirPmG3Nnm79MDonvi9jlyX5p8?feat=directlink). A minha dúvida surgiu do facto de no livrete estar indicado como uma ALBA com motor Villiers 98 cc. Parece-se com a Vilar CUCCIOLO mas o quadro têm diferenças. Sendo o modelo de 1952, não pode ser da ALBA alemã que deixou de produzir em 1934. Alguem me pode ajudar na identificação das marca e modelo?

Anónimo disse...

Se fosse das fábricas Alba teria o logotipo

Pode consultar mais informações sobre a marca Alba em

http://www.facebook.com/groups/158482274227973/

Anónimo disse...

Por os vistos o 25 de abril foi um inimigo das empresas e dos trabalhadores