segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Carlos Torres, Campeão de "Rally"

Carlos Torres Marques Pires, conhecido por Carlos Torres, nasceu em 1947, em Albergaria-a-Nova (freguesia da Branca), e começou a dar nas vistas com um Mazda RX3 grupo 1 matricula GE-5721-Z a meio da década de '70.

Foi campeão nacional de “Rally” em 1978 com o Ford Escort Rs 2000 Grupo 1.

Nos anos seguintes passa a competir com um Ford Escort Rs 1800 Grupo 4, tendo sido por quatro vezes (1978, 1979, 1980 e 1982) o "Melhor Português" no "Vinho do Porto" (ainda hoje, um recorde).

Participou igualmente em “Rallies” em Espanha e Brasil.

Faleceu prematuramente, durante o ano de 1984 vitima de doença súbita quando regressava de uma viagem de negócios de França.

Já no início dos anos ‘90 um dos filhos também de nome Carlos Torres correu com algum sucesso no Troféu Ax Sport.

Adaptado do Fórum do www.automodelista.org

2 comentários:

Anónimo disse...

Efectivamente um grande campeão dos rallies. Em 1982 ficou em 4º lugar no rallye de Portugal -ano em que ganhou e Michele Monton. Faleceu em Dezembro de 1985 e vai ser recordado no Aveiro Motor Show 2008 a decorrer entre 15-17 de Fevereiro de 2008 em Aveiro

Anónimo disse...

http://www.motorclassico.pt/showthread.php?t=4929

Torres Team

Bem já que ainda ninguém deu inicio a este tópico vou tentar sintetizar a informação que reuni sobre este falecido piloto Carlos Torres e a sua equipa de ralis Torres Team. As informações que foram recolhidas através de ex- colaboradores e ex-empregados que o acompanharam até ao seu desaparecimento se por algum motivo alguém não concordar com as informações aqui reunidas façam o favor de rectificar. Quem poderia ajudar bastante nesta área seria a esposa do falecido que possui um vasto espolio fotográfico mas que ainda não consegui contactar (pois o tempo é pouco) e a Sra. já não habita aqui na minha área de residência.
Na década de 1970 o Sr. Torres é já um comerciante de automóveis implantado no mercado com sucesso,como apaixonado de ralis inicia-se na modalidade com um Audi cujo modelo desconheço e que apenas me poderam dizer que o motor era na retaguarda, mais tarde na altura que detêm a concessão da marca Fiat corre com um Fiat 125especial mas só quando o Sr. Carlos Torres muda de concessão para a Mazda e começa a correr com um Mazda 818 e é onde obtêm as primeiras vitórias a nível nacional trocando o 818 pelo Mazda RX2 e sob consequentemente pelo Mazda RX3 onde obteve óptimos resultados a nível nacional quer internacional. Devido ao enorme volume de vendas dos modelos Mazda e as prestações obtidas em ralis em Espanha e na Grécia foi convidado para uma visita às instalações fabris da Mazda em Hiroshima no Japão, onde lhe foi prometido um carro de fábrica carro este que tardou a chegar e foi então onde o Sr. Carlos Torres se”virou” para a Ford e comprou o Seu RS2000 preparado pelo Sr. David Sutton e mais tarde um grupo 2 e um grupo 4 e constitui a temida Torres Team o resto os Sr. Já sabem.

(singer)