segunda-feira, 8 de outubro de 2007

José Simões Ferreira (1905-1989)


Natural de Albergaria-a-Velha, filho de José Simões Ferreira e Margarida Augusta Mourisca, tirou o curso de Medicina que exerceu durante longos anos em Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique. Tendo-se especializado em radiologia em Paris, montou na cidade moçambicana o melhor consultório da Colónia e tornou-se famoso.

Sempre saudoso da sua terra foi continuando protector de todos os albergarienses que demandavam aquelas paragens. Para melhor o conseguir, fundou em 1953 a Casa de Albergaria-a-Velha em Lourenço Marques, associação de beneficência, cuja acção se estendia a toda a Colónia, de que apenas se beneficiavam os nascidos no nosso Concelho, os seus descendentes ou os a ele ligados pelo casamento e os emigrantes recém-chegados que pedissem auxílio o qual lhes era prestado durante seis meses.

Regressou à sua terra, como sempre desejou, e aqui passou os seus últimos anos. Doou a sua extensa colecção de livros à Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

Faleceu em Julho de 1989 e repousa no nosso cemitério paroquial.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha; Foto: Sunday times



É pai de Teresa Heinz Kerry, esposa do candidato derrotado às Eleições Presidenciais dos E.U.A. em 2004 (John Kerry) e viúva de um dos herdeiros da família Heinz.

De acordo com a sua biografia oficial (fonte: wikipedia), Maria Teresa Thierstein Simões-Ferreira nasceu em Moçambique. O seu pai era o Dr. José Simões-Ferreira e a sua mãe Irene Thierstein (descendente de Alemães).

Teresa cresceu em Lourenço Marques onde "Teresinha" teve uma vida relativamente privilegiada, sendo, no entanto, habitual acompanhar o seu pai durante as suas incursões pela Selva Africana onde presenciou o modo de viver dos mais necessitados, o que terá moldado a sua personalidade no sentido de a tornar numa das maiores filantropas a nível mundial.

Sem comentários: