sexta-feira, 30 de novembro de 2007

ALBA fabrica maior pote do mundo

A organização da Norcaça & Norpesca 2007, feira dedicada à caça e pesca que se realizou em Bragança entre os dias 25 e 28 de Outubro [de 2007], realizou a proeza de cozinhar javalis no maior pote do mundo.

Este estufado de javali foi confeccionado num pote (1000 litros e 2 metros de altura), uma reprodução à escala dos potes tradicionais, também conhecidos como Panela à Portuguesa: espécie de panela de ferro com três “pernas”, usada única e exclusivamente nas lareiras/fogueiras, sendo uma imagem característica das cozinhas regionais que se podem encontrar nas aldeias de Trás-os-Montes. A panela foi construída na Alba, fábrica de Albergaria-a-Velha.

Fonte: BeiraVouga

1 comentário:

blog disse...

MAIOR POTE DE FERRO DO MUNDO

Já foi inscrito no livro Guiness e bate o record dos potes. Tem uma altura de 2,10 metros, uma boca com 1,60 metros de diâmetro e capacidade para 1000 litros.

A iniciativa pertenceu à organização da Norcaça & Norpesca, sedeada em Bragança, com o objectivo de promover a caça e a gastronomia a ela ligada.

No dia da apresentação funcional, o pote cozinhou 700 quilos de carne de javali satisfazendo o apetite a cerca de 2000 comensais.

Para mexer “o cozido” foi inventado um engenho apropriado. Também se tornou necessário fazer um molde especial para a fundição em Albergaria a Velha, onde o pote teve de ser fundido.

Enfim, um grande pote, capaz de fazer inveja aos potes grandes das cozinhas das nossas avós.

http://ntmad.wordpress.com/2007/11/