Durante cerca de 25 minutos, os telespectadores puderam conhecer a História e o dinamismo de Albergaria, que o historiador denominou de “Albergaria-a-Jovem”.
"Senhores telespectadores, este programa de hoje é sobre o concelho de Albergaria-a-Velha. Curioso este nome porque a terra está muito longe de ser velha, pelo contrário, é uma povoação jovem, recente, progressiva. Bom, mas há uma forte razão para que se chame Albergaria-a-Velha, o que é velha não é a terra, o que era velha era uma albergaria que aqui se fez, mas eu vou-lhes falar nisso daqui a pouco.
Albergaria-a-Velha é um concelho que está bem no centro do país. Olhem, deste ponto em que eu estou até à entrada do Porto são 50 quilómetros, e para aquele lado até à entrada de Coimbra são outros 50 quilómetros. Bom, portanto é realmente um ponto, aqui pode-se dizer que se encontram o norte e o sul, o norte visigótico, o norte da reconquista, o norte dos fidalgos e o sul das grandes ordens, o sul do trigo, o sul do cereal. Bom, era nesta região que se encontravam as duas metades de Portugal.
Também posso falar em entroncamento, aqui passava, passava a Estrada Real, a antiga Estrada Real passava aqui e dai que aqui se tenha estabelecido sempre um núcleo de população de certo modo importante."
Sem comentários:
Enviar um comentário