quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

O Colégio de Albergaria


Este novo estabelecimento foi fundado no ano lectivo de 1947/48 por dois antigos alunos [do Colégio de Santa Cruz], os professores Afonso Henriques Pereira e Armando Marques da Silva. Começou por funcionar no edifício do Torreão, na Praça Velha. Quatro anos depois, o Colégio foi adquirido pelo professor Eduardo Nunes Marques e pela Esposa Drª Ana Natália da Conceição Pereira [pais do futuro Presidente da Câmara, Dr. Rui Marques] que o transferiram para edifício criado de raíz onde ainda hoje se encontra.
(...)
Não é apenas um estabelecimento de ensino de Albergaria, mas de toda uma vasta região, onde há casos de ter sido frequentado por três gerações de uma mesma família.
(...)

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Albergaria-a-Velha – Oito Séculos do Passado ao Futuro” (pág. 47)



Do site do colégio

O Colégio de Albergaria iniciou a sua actividade no ano lectivo de 1947/48 e teve o seu reconhecimento oficial a 13 de Fevereiro de 1948 pelo alvará nº 950. Os fundadores foram, na qualidade de proprietários os Professores Afonso Henriques Pereira e Armando Manuel da Silva, sendo o primeiro Director Pedagógico o Padre Manuel Maria Valente Matos.

As primeiras instalações situavam-se no centro de Albergaria, na Praça Dª ­Tereza, no edifício ainda hoje denominado Torreão e a sua lotação inicial foi de 88 alunos. No ano lectivo 1951/52, 5 (cinco) anos após a fundação, o Colégio conhece novos proprietários e Directores. O Prof. Eduardo Nunes Marques, a Drª Ana Natália da Conceição Pereira, e o Padre João Evangelista Nunes Marques assumem respectivamente a propriedade e a Direcção Pedagógica.


Decorrido quase meio século, a Família Marques identificou a sua vida com este estabelecimento de ensino. O Prof. Eduardo Marques, falecido em 09/07/1995 e a Drª Ana Natália Pereira (falecida em 2011) são a referência desta instituição de ensino porquanto fizeram a simbiose perfeita entre a vida pessoal e a colectiva, transportando para o Colégio os valores essenciais à formação e educação da Juventude. (...)

Os relevantes serviços prestados à cultura e educação comunitários tiveram reconhecimento público a 27 de Maio de 1995 com a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Municipal.


Imagens: Grupos do Facebook (1) (2)

2 comentários:

jose disse...

Entrei para este Colegio em 1982 vindo de Angola e revendo a foto de entrada da minha primeira sala de aulas provoca uma nostalgia muito grande...Que saudades...

lino disse...

porque não colocar uma hiperligação para o site da instituição?