segunda-feira, 10 de março de 2008

Laura Cabral (18---1942)


Era natural de Couto Cucujães e veio para Albergaria-a-Velha em 1896, quando o seu marido [Amândio de Miranda Cabral] foi nomeado escrivão do Tribunal da nossa recém-criada comarca. Aqui o casal se fixou para sempre, passando a considerar Albergaria como sua terra, por se ter integrado no meio social da vila. (...)

Enviuvando muito cedo, Dª Laura Cabral dedicou-se inteiramente a obras de carácter social e de beneficiência, tendo-se tornado figura prestigiada e venerada pelo seu modesto afã de bem-fazer.

Acompanhando o Dr. Bernardino de Albuquerque, teve uma acção predominante na fundação da Misericórdia de Albergaria, nos anos vinte. Entregou-se devotada e incansavelmente à Sopa dos Pobres, instituição que a Misericórdia veio a criar nos seus terrenos junto ao Hospital de Assilhó.

Com a sua tenacidade e poder organizativo organizativo (...) conseguiu, numa época de extrema pobreza, acabar com a mendicidade em massa nas ruas da vila (...)

A Sopa dos Pobres passou a fornecer-lhes alimentos e roupas e a tornar menos dura a sua vida (...)

Faleceu, nesta vila, em 1942 e no seu cemitério, se encontra sepultada em jazigo de família.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha”
___________

Muitas ruas do Município prestam homenagem a importantes figuras locais. A Rua Laura Cabral, perto do Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha, recorda uma grande benfeitora que aliviou a miséria a muitas dezenas de pobres nas primeiras décadas do século passado.

Sem comentários: