segunda-feira, 28 de abril de 2008

Banda Velha União Sanjoanense


A Banda Velha União Sanjoanense é uma das mais antigas filarmónicas do país, tendo sido fundada a 1 de Janeiro de 1826 por António José de Andrade, que terá sido o seu primeiro regente, e pelos padres Alexandre da Silva e Joaquim Dias, com a designação de “Filarmónica de S. João de Loure”.

Tudo começou nos festejos de S. Silvestre, junto à ermida com o mesmo nome e que também dá nome ao local onde está situada – Cabeço de S. Silvestre em S. João de Loure. Por esta altura, actuava apenas em festejos de índole religiosa pelo que o seu repertório se cingia a música sacra e pouco mais. Actuavam também em “cavalinho” ao que hoje chamamos “charangada”. Em 1908 devido a políticas da época (estava-se no fim da Monarquia e advento da República e as lutas conhecidas não deixaram de se traduzir na vida da colectividade), esta Filarmónica deu origem à “Banda Nova”, que poucos anos durou. A “Velha União” (assim passou a designar-se) sobreviveu e rejuvenesceu.

Em 1930, a Banda ganhou o I Prémio no Certame Nacional de Filarmónicas em Sernada do Vouga tocando primorosamente “El Barbero de Sevilha” de Rossini, em 1930.

Por volta de 1940/42 verificou-se uma discórdia que motivou uma cisão no grupo, tendo surgindo a Banda Recreativa e Cultural União Pinheirense.

No ano de 1995, a “Velha União” recebeu a medalha de Mérito Municipal.

Fonte: página oficial


 Foto: Rogério Policarpo (em grupo do Facebook "Amo a minha terra"

Sem comentários: