segunda-feira, 23 de junho de 2008

Maria de Lourdes Resende

Maria de Lourdes Resende é uma conhecida cantora portuguesa, que nasceu no Barreiro, em 29 de Janeiro de 1927, tendo-se iniciado nas cantigas na freguesia de Alquerubim (conforme é referido na "Enciclopédia da Música Ligeira Portugal" coordenada por João e Luís Pinheiro de Almeida).

Alcunhada de "a feia-bonita", Maria de Lurdes Resende daria uma resposta digna do seu carácter, popularizando a cantiga "A Feia".

Mas "Alcobaça" foi o seu grande êxito em Portugal e além fronteiras. "Quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar...". Quem não se lembra das palavras desta canção?

E foi justamente em Alcobaça que Maria de Lurdes Resende foi homenageada por ocasião dos seus 50 anos de carreira, no Cine-Teatro daquela cidade, que reuniu inúmeras vedetas contemporâneas, autores e compositores, amigos e familiares. Maria de Lurdes imortalizara Alcobaça e esta imortalizou-a dando-lhe o nome a uma das suas principais ruas.


Prémios

Prémio de cançonetista no Concurso de Artistas Ligeiros da Rádio (1948).

Prémio da Canção de Sucesso, realizado em Génova, com a canção "Alcobaça", com letra de Silva Tavares e música do maestro Belo Marques (1955).

"Rainha da Rádio" num concurso promovido pela revista Flama (1955).

"Rainha do Espectáculo" num concurso da revista Plateia (1956).

"Rainha da Rádio" e Prémio de Imprensa (1962).

1º e 2° prémios do Festival Internacional da Canção, em Toronto, Canadá (1966).

"Maior Cançonetista Portuguesa" pela Imprensa de Angola (1967).

Homenagens

Em 1970 recebe a Comenda da Ordem de Benemerência, por ocasião dos seus 25 anos de carreira. Protagoniza ainda a peça "Um Chapéu de Palha de Itália" do TEC.

Recebeu as Medalhas de Prata das Câmaras Municipais do Barreiro, Alcobaça e Lamego e também a Medalha de Ouro da Câmara Municipal do Barreiro.



Diversos

Em 1957 participa na primeira emissão da RTP.

Em 1964 estreia-se como apresentadora de TV num concurso com Artur Agostinho.

Em 1970, protagonizou a peça "Um Chapéu de Palha de Itália" do TEC.

Fontes/Mais informações: Macua, Wikipedia / Informa02

6 comentários:

isabel tiago disse...

Boa noite

Apesar do vosso post sobre Maria de Lurdes Resende já ter registado há alguns anos, venho aqui deixar o meu reconhecimento pois desconhecia esta informação. Maria de Lurdes Resende fez parte do meu universo quando adolescente e quem não ficava sensibilizado quando ela cantava " quem passa por Alcobaça....".
Já guardei esta notícia nos meus favoritos.
Isabel Tiago

João Paulo disse...

Boa noite gostava muito de saber se esta Senhora ainda está viva e se existe alguma forma de a contactar
Muito obrigado

Blogger disse...

Sim. Felizmente ainda é viva, mas prefere levar uma vida discreta, pois ainda recentemente recusou participar no programa "Estranha Forma de Vida" da RTP

Blogger disse...

No Blog de Albergaria pode consultar igualmente o seguinte post

http://blogdealbergaria.blogspot.com/2011/03/maria-de-lourdes-resende-na.html

Blogger disse...

Maria de Lurdes Dias Resende (n. 1927), cantora e atriz. O seu nome está associado à “música ligeira” e à rádio pública. Começou a cantar na igreja onde o seu pai era organista, até à sua morte, indo depois viver com os seus tios no Vale do Vouga. Ali, participou em diversas festas locais e em peças de teatro na Casa do Povo de Alquerubim.

Fonte: “Cantando espalharei por toda parte”: programação, produção musical e o “aportuguesamento” da “música ligeira” na Emissora Nacional de Radiodifusão (1934I1949)" da autoria de Pedro Filipe Russo Moreira

Jose luis Assunção disse...

Maria de lourdes Resende faleceu hoje 26/11/2022 aos 96 anos de idade.Paz á sua Alma.