sexta-feira, 11 de julho de 2008

Vasco Vidal (1911-1980)



Vasco Vidal, filho do arquitecto Viriato da Silva Vidal, nasceu em 22 de Maio de 1911 em Albergaria-a-Velha, tendo-se notabilizado a nível nacional como jornalista e homem de letras. Foi igualmente poeta, ilustrador e caricaturista.

Em Albergaria-a-Velha foi professor no colégio de Santa Cruz e Director artístico da revista “Vouga”, publicada em 1931. Depois de ter frequentado a Escola Superior de Belas-Artes do Porto, estabelece-se em Angola. Primeiro como professor e depois como funcionário da secção técnica dos caminhos de ferro de Benguela.

Fez parte da comissão artística da Exposição Provincial de Benguela realizada em 21-09-1935, em Nova Lisboa.

Regressado à Metrópole, fixou-se em Lisboa, e mais tarde em Sintra, como professor e jornalista. Foi redactor do ”Primeiro de Janeiro” e chefe da redacção das revistas ”Afinidades” e ”O Globo”. Colaborou com diversas publicações quer nacionais (”Norte Desportivo”, ”Sol”, ”Século Ilustrado”, ”Eva”, ”Gazeta Literária”, ...) quer locais (”Brisa”, ”Beira Vouga”). Fundou o jornal “Notícias de Sintra”, que suportou durante cerca de três anos.


Publicou em 1954 o livro "Charlie Chaplin, o artista e a sua obra" pela editora Contraponto, do seu amigo Luiz Pacheco.

Foi professor na Escola Académica de Sintra e, em 1977, colaborou com a Comissão Municipal de Turismo de Sintra em trabalhos relativos ao Palácio Nacional da Pena e Palácio Nacional de Sintra.

Faleceu em 19 de Junho de 1980 em Sintra, tendo sido homenageado pelo município de Sintra que atribuiu o seu nome a uma das ruas do concelho.

Fontes: Jornal de Albergaria (24-07-2001) / Correio de Albergaria (06-11-2013) / Blog "Transatlântico-viajante"

Nota de Saudade

Dir-se-à que mal demos pela sua ausência visto que não vivia cá. Um Albergariense faz sempre falta viva onde viver. E, sobretudo, se é, como era, Vasco Vidal, um Jornalista e Homem de Letras. A prova de que não o esquecemos, é que deixamos aqui, esta nota de saudade.

Arauto de Osseloa, 01/06/1982

Sem comentários: