segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Patricio Theodoro Álvares Ferreira (1846-1932)


Patricio Theodoro Álvares Ferreira nasceu em 26 de Dezembro de 1846, em Albergaria-a-Velha, filho de Bento Álvares Ferreira e Matilde Angélica Álvares de Carvalho.

Patricio Theodoro concluiu os estudos preparatórios e recebeu ordens menores em 1866. Tendo abandonado a carreira religiosa, habilitou-se para o Magistério Primário na Escola Normal de Lisboa, em 1869.

Abandonou o professorado oficial, após sete anos de exercício, como Professor do ensino secundário em Aveiro e no Porto, para fundar e dirigir o Colégio Portuense, em 1876, rodeando-se de um corpo docente qualificado e introduzindo uma experiência pedagógica inovadora para a época.

Em 1877, funda e dirige o primeiro jornal português dedicado à pedagogia “O Ensino – Jornal do Colégio Portuense” dedicado aos pais, que conta com a colaboração de notáveis escritores e pedagogos como Carolina Michaelis de Vasconcelos, Joaquim de Vasconcelos, D. António da Costa, Júlio de Matos, Rodrigues de Freitas, etc.

Após a morte do pai, em 1884, Patricio Theodoro regressa a Albergaria-a-Velha, vindo a desempenhar os mais altos cargos do Concelho, nomeadamente Administrador do Concelho (durante cerca de vinte anos), Vereador e Presidente da Câmara Municipal. Foi ainda o primeiro Historiador do nosso Concelho, Jornalista, Arqueólogo e Filólogo.

Fundou com Franciso Miranda (advogado e notário) o jornal bissemanário “O Movimento” (1888-1890), onde publicou inúmeros artigos sobre os primeiros tempos da História de Albergaria-a-Velha. Recomeçou a escrever no “Correio d’ Albergaria”, no início do século XX, e mais tarde na “Gazeta de Albergaria”, aparecida nos anos vinte.

Foi um dos mentores da grande manifestação local contra o “Ultimatum” (protesto face à posição da Inglaterra em relação às colónias portuguesas) e um permanente animador da Irmandade da Senhora do Socorro com o intuito de tornar o Monte Tutelar de Albergaria-a-Velha num centro de devoção e também de convívio regional, como hoje já é.

Faleceu na sua Casa do Agro, em Abril de 1932, com 85 anos.


Patrício Theodoro Álvares Ferreira é um dos dois únicos albergarienses (o outro é Alfredo Rodrigues Coelho de Magalhães) incluídos no Dicionário de Educadores Portugueses elaborado sob a Direcção do Prof. Doutor António Nóvoa, Vice-Reitor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que apresenta 900 biografias de personalidades que se destacaram na área do ensino nos séculos XIX e XX.

Fontes: António Homem de Albuquerque Pinho, Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha; Delfim Bismarck Ferreira , Jornal de Albergaria de 23-12-2003 (adaptado)

1 comentário:

ramos tavares disse...

A Revista PATRIMÓNIOS n.º 9 inclui o artigo "JOSÉ LEITE DE VASCONCELOS E PATRÍCIO THEODORO ÁLVARES FERREIRA - Correspondência (1899-1931)" da autoria de Delfim Bismarck Ferreira que é o director da revista.

Na actual série já foram publicados artigos sobre: Fábrica de Papel de Valmaior, Moinhos da Freiroa, Christiano Vicente Leal, "O Castelo e Palacete da Boa Vista, em Albergaria-a-Velha"

http://www.portal.ecclesia.pt/pub/14/noticia.asp?jornalid=14&noticiaid=84259