quarta-feira, 1 de outubro de 2008

António Marques Pereira (18-- - 1935)


Nascido numa família de medianos proprietários e agricultores, começou a sua actividade como pequeno comerciante. Graças à sua capacidade de trabalho, honestidade e inteligência não só desenvolveu o negócio, como entrou na construção civil e, abarcando os conhecimentos necessários, obtém o título de arquitecto e projecta alguns dos belos edifícios da vila, na viragem do século, como o que foi sua moradia e em cujos amplos baixos ficava o seu grande estabelecimento – A Central, que, na época, era um hipermercado, pela variedade, excelência e quantidade de produtos que vendia.

Por diversas vezes exerceu o cargo de vereador da Câmara Municipal e também era seu Presidente quando se realizou o alargamento da estreita e estrangulada rua de Campinho, da Igreja à Santa Cruz, com um subsídio concedido pelo Governo, graças ao empenhamento pessoal do Dr. Jaime Ferreira.

Conseguiu assim uma das mais reclamadas e necessárias obras da vila, sem quaisquer conflitos com os inúmeros proprietários que ao longo da rua viram parcelas maiores ou menores dos seus quintais e prédios cortados, os quais foram reconstruídos e murados com certa uniformidade.

António Marques Pereira foi alguém que por si próprio, pela sua personalidade, conquistou o respeito e a amizade dos seus conterrâneos, como dizia o “Jornal de Albergaria”. Pelo seu trabalho e conduta irrepreensíveis, de pequeno comerciante tornou-se no maior do Concelho e empenhou-se sempre no desenvolvimento da nossa terra.

Faleceu em Novembro de 1935.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha (adaptado)

1 comentário:

Delfim disse...

Para a sua biografia e fotografias ver livro:
FERREIRA, Delfim Bismarck, VIGÁRIO, Rafael Marques, "Albergaria-a-Velha 1910 - da Monarquia à República", 2010, pp. 313-314.