domingo, 5 de outubro de 2008

Sizenando Evaristo Rodrigues Ribeiro da Cunha (1916-1969)


Sizenando Evaristo Rodrigues Ribeiro da Cunha nasceu em Ouca, Vagos, em 12 de Março de 1916. Era filho do distinto médico Carlos Alberto Ribeiro da Cunha e de Maria Joaquina Rodrigues, que residiram em Eixo até à morte.

Quando casou com D. Vergília Maria Andrea Manta de Andrade Pais veio residir para S. João de Loure numa casa arrendada no Largo 5 de Outubro, assim chamado em sua homenagem após o 25 de Abril de 1974. Mais tarde edificou a sua residência e a Clínica, que ainda hoje ostenta o seu nome.

Este Médico trabalhou sem horário nem fins-de-semana, a todos acolhendo com o mesmo carinho e disponibilidade. Era o consolo e a salvação dos doentes necessitados, a quem acudia gratuitamente a qualquer hora do dia ou da noite com o seu saber, a sua “farmácia” e muitas vezes outros bens materiais, contando sempre com a prestimosa colaboração da sua dedicada esposa, carinhosamente chamada D. Gila. O casal teve dez filhos, que criou com desvelo. Porém, a morte surpreendeu-o demasiado cedo. Faleceu a 30 de Maio de 1969, com apenas 53 anos.

Fonte: Banda Velha União Sanjoanense


Homenagem (5 de Outubro de 2007)

O Dr. Sizenando Ribeiro da Cunha foi homenageado em S. João de Loure com o descerramento de uma placa e um busto, junto à clínica que fundou.

O Dr. Sizenando foi, durante toda a vida, um dos grandes lutadores anti-fascistas do concelho de Albergaria e do país. Defensor acérrimo dos ideais republicanos, sempre comemorou o dia 5 de Outubro, ainda que os custos tenham sido elevadíssimos, face à perseguição da PIDE, a polícia política do regime de Salazar e Caetano.

Face ao seu exemplo, alargado aos seus dotes de benemerência e apoio aos mais desfavorecidos - um alargado grupo de cidadãos de S. João de Loure decidiu homenagear a sua memória, com a colocação de um busto e uma placa. Para o efeito, foram angariados fundos por toda a freguesia, tendo a Junta de Freguesia local e a Câmara Municipal de Albergaria dado também o seu apoio e contributo financeiro.

Dia 5 de Outubro, filhos, netos e bisnetos do homenageado estiveram no Largo 5 de Outubro, onde o busto foi erigido (...)

As Bandas Velha União Sanjoanense e União Pinheirense juntaram-se na homenagem. O dr. Sizenando sempre foi um adepto e amigo confesso das duas filarmónicas.

Fonte: Jacinto Martins

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá, fiquei muito feliz por saber notícias dos meus primos! Será que me podiam facultar algum e-mail de algum deles? Sou bisneta de um irmão do Dr. Carlos Ribeiro da Cunha, o Silvério da Rocha e Cunha, e ficaria feliz se conseguisse contactar algum dos meus primos.
Grata pela atenção e com os melhores cumprimentos,
Joana da Rocha e Cunha

Blogger disse...

Talvez o facebook ou o endereço da clinica sejam a melhor forma de obter e-mails de algum dos seus primos

clinica.sizenando@gmail.com

Unknown disse...

Ola, sou neto do dr Sizenando Evaristo. manelcandal@hotmail.com