segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Moinhos de Freirôa (Postal)

Para além de serem dos moinhos de maior dimensão, o núcleo de moinhos da Freirôa será, também, dos mais antigos existentes nas margens do Rio Caima no concelho de Albergaria-a-Velha.

Inicialmente, os Moinhos da Freirôa eram compostos por apenas 4 rodas situadas na denominada “Casa Velha”. Posteriormente e até ao fim da sua actividade, era composto por um total de 14 rodas distribuídas por várias casas.

Além disso, possui vários anexos, os quais eram utilizados como currais para os animais que eram usados como meio de transporte pelos moleiros. Estes eram, à data de 2002 e apesar do abandono e da ruína, dos exemplares dos moinhos do Rio Caima que se encontravam em melhor estado de conservação.



Fonte: Moinhos de Portugal; Pormenor de bilhete postal "Albergaria-a-Velha - Trecho do Rio Caima" (1913)

2 comentários:

Anónimo disse...

Com grande pena minha... este conjunto de moinhos que foi em tempos a "industria" da região. No presente encontram-se em fase de restauração/recontrução, mas, com grande pena minha mais parece um "estaleiro" de obras...
As entidades competentes deviam impor regras para a recuperação deste tipo de patrimonio...

Anónimo disse...

Albergaria é uma zona com grande potencial paisagístico e natural para desenvolver actividades culturais e desportos ao ar livre. Tive oportunidade de descobrir este conjunto de moinhos numa das minhas caminhadas, e é desanimador encontrar o nosso património tão mal recuperado. Apela-se ás várias entidades que controlem a forma em como o património do nosso concelho está a ser recuperado e preservado.