sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Valmaior - Quadro d' aldeia ("Capela do Senhor do Bonfim")

7 comentários:

José HF Silva disse...

Olá,

Sinceros PARABÉNS pelo blog: está uma obra prima!

Sou de Valmaior e fico muito impressionado pela ilustração Quadro d'aldeia
(a legenda menciona Em Valla Maior).

Será possivel obter mais dados a este respeito?

- Em que ano foi feita a fotografia (será fotografia... a cores?)?
- Valla Maior evoluíu para Valle Maior / Vale Maior?

Mtº Obgº

José HF Silva

Blogger disse...

A imagem foi obtida num site de leilões na internet pelo que não temos informações adicionais sobre o postal. Cremos, no entanto, que "Valla maior" possa ser erro gráfico. Sugerimos igualmente a leitura do livro "Valmaior - Ao Longo dos Séculos" de Delfim Bismarck Ferreira.

Blog de Albergaria disse...

Este Postal da "Capela do Senhor do Bonfim" também consta do livro "Valmaior ao longo dos séculos" que, desde já, recomendamos

Lucia Helena disse...

Gostaria de adquirir o livro "Valmaior - Ao Longo dos Séculos" de Delfim Bismarck Ferreira, já procurei em algumas livrarias aqui no (Belém-Pará) e não encontrei.
Lúcia Helena Tavares (luciahmtm@hotmail.com)

Blogger disse...

Sugerimos que contacte a junta de freguesia de valmaior, a CMAV ( info@cm-albergaria.pt ou cultura@cm-albergaria.pt ou patrimonio@cm-albergaria.pt
) ou o autor (no facebook, por exemplo)

Anónimo disse...

... ou a Papelaria do Mercado

rt disse...

Por iniciativa da Junta de Freguesia de Valmaior, decorreu no passado dia 1 de Outubro, no Centro Social e Paroquial de Valmaior, o lançamento do livro "Valmaior ao longo dos séculos", da autoria do historiador Dr. Delfim Bismarck Ferreira.
A excelente sala daquela instituição foi pequena para acolher as cerca de duas centenas de pessoas que assistiram a este evento, na sua maioria valmaiorenses residentes e não residentes na freguesia.
A sessão, que teve início pelas 16.00 horas, foi aberta pelo Presidente da Junta de Freguesia de Valmaior, Eng.º Carlos Santos, ao qual se seguiu uma intervenção do Vereador da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Dr. Laerte Macedo Pinto, e a apresentação da obra pela escritora Clélia do Carmo Tavares, natural de Valmaior. Depois, foi a vez do autor da obra, o historiador albergariense Dr. Delfim Bismarck Ferreira, que fez um resumo do trabalho então apresentado, enriquecendo a sua apresentação com a projecção de imagens antigas da freguesia.
Compunham também a mesa de honra, o Presidente da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha, Eng.º José António Laranjeira, o Pároco de Valmaior, Padre Francisco Melo e o Presidente da Assembleia de Freguesia de Valmaior, Eng.º José António Tavares.
Seguiu-se uma pequena homenagem aos antigos presidentes da Junta de Freguesia de Valmaior, sendo atribuídas pelo actual detentor do cargo medalhas aos seus antecessores ou a seus representantes. Esta obra, que ao longo de cerca de 360 página relata a história do lugar e freguesia de Valmaior desde o século XII até à actualidade, divide-se em vinte e dois capítulos, abordando temáticas tão díspares como "As origens de Valmaior", "O Brasão da Freguesia", "A Freguesia e os concelhos de Aveiro, Vouga, Recardães e Albergaria-a-Velha", "Os Órgãos Autárquicos", "A Igreja e a Paróquia", "Topónimos", "O Rio Caima", "A População", "O Casa Reguengo de Santo António", "As Invasões Francesas", "Gente Ilustre e Famílias", "A Escola", "Vias de Comunicação", "Actividades Tradicionais e Indústria", "Fábrica de Papel de Valmaior", "Património Artístico", "o Associativismo", "O Legado Ana Maria da Silva", "A Contenda pela delimitação do Monte de Nossa Senhora do Socorro", Cartofilia Valmaiorense", "Diversos", entre outros.
Com este livro, eleva-se para dez o número de obras publicadas por Delfim Bismarck, estando para breve mais um trabalho sobre o concelho de Albergaria-a-Velha.


Jornal de Albergaria, Out/2005
via Jornal Regional