quarta-feira, 12 de novembro de 2008

António Augusto Miranda (1886-1964)


António Augusto Miranda nasceu em Aveiro no dia 28 de Janeiro de 1886 mas cedo passou a viver em Alquerubim na companhia de sua Mãe.

Nos anos de 1912 e 1913 foi director do jornal "O Concelho de Albergaria" (que a partir do nº 14 mudou de nome para "Progresso de Alquerubim"). De 1915 a 1917 colaborou no jornal "A Democracia do Vouga".

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra optou, a partir de 1921, pela Magistratura nas Colónias tendo sido juiz em Angola, India, Moçambique e Macau.

Regressou à Metrópole e foi colocado na Relação de Lisboa, em 1948. Após a aposentação passou a viver em Alquerubim. Entre Janeiro de 1956 e Janeiro de 1962 colaborou no Boletim "Mensagem" da freguesia de Alquerubim (fundado pelo Padre Miguel da Cruz).

Faleceu em 26 de Janeiro de 1964, na Vila da Feira, em casa de familiares. Foi sepultado em Alquerubim no dia em que completaria 78 anos de idade.

Obras Publicadas

Publicou os livros "Scenas da Aldeia" (1909),"Os Meus Ídolos" (1914), "Manual Teórico e Prático dos Juizes Municipais, Instrutores e Populares" (1928) e "Posse e tutela possessória: ensaio sobre a posse e os remédios possessórios" (1945).

Foi igualmente autor da opereta "Pérolas do Mar".

Mais informações

Fernando Almeida de Miranda, um dos filhos do Dr. António Augusto Miranda, coligiu alguns dados biograficos que recentemente foram colocados na internet pela neta Emilia. Na página http://recordando.wikispaces.com é possível saber mais sobre a vida do Dr. Miranda e ler algumas das suas crónicas.

Família

O Dr. António Augusto Miranda era segundo sobrinho do Dr. José Correia de Miranda, neto de sua irmã Joana Rita, Bisneto do Capitão Francisco Correia de Melo e segundo primo de Maria Rita [avó de Laudelino Miranda Melo], Margarida [mãe da Dra. Domitila e do Dr. Herculano Miranda] e restantes irmãs.

Fonte: Fernando Almeida de Miranda

Sem comentários: