sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Alexandre de Sousa Melo, Conselheiro (1847-1926)

Era natural de Paus, freguesia de Alquerubim, onde nasceu em 1847, no seio de uma família que teve longa influência na região. Fez o curso de Direito na Universidade de Coimbra e seguiu a carreira da magistratura.

Em 1881 foi promovido a Juíz e, após ter desempenhado com relevo esse cargo em várias comarcas, foi promovido a Desambargador e colocado na Relação do Porto, em 1905.

Conservando a sua residência no palecete que fora do Comendador Ferreira Tavares, aqui vinha não só passar férias, mas em visitas frequentes pelo que pertencia a todos os organismos associativos locais e tomava parte em todas as tertúlias albergarienses que animava com a sua cultura assim como nos carnavais em que, no início do século, desfilava com a família no seu automóvel engalanado, objecto raro na época.

Em 1912 foi promovido a Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, tendo sido o primeiro albergariense a alcançar o posto mais alto da magistratura.

Aposentado cinco anos mais tarde, fixou-se definitivamente no seu palacete, no Largo que hoje tem o seu nome. Colaborou com alguma frequência nos semanários locais “Correio d’ Albergaria” e “Jornal de Albergaria”, sobretudo em artigos de interesse local.

Faleceu em Agosto de 1926.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha”

1 comentário:

João Felgar disse...

Em 1912 foi promovido a Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, tendo sido o primeiro albergariense a alcançar o posto mais alto da magistratura.


É estranho de fato, que esse senhor tivesse esse percurso, se a Monarquia acabou em 5 de Outubro de 1910, foram perseguidos todos os que eram próximos da família Real, foram executados muitos nobres em Angola, Moçambique, que foram presos em Portugal e expropriados.


Realmente é estranho, é

João Felgar