sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Manuel Luiz Ferreira Tavares (1815-1889)



Manuel Luiz Ferreira Tavares Pereira da Silva, conhecido como “Alferes da Fonte” nasceu em 20 de Janeiro de 1815, pertencendo à ilustre e muito antiga “Família dos Luizes”.

Filho do Capitão Miguel Luiz Ferreira Tavares Pereira da Silva, casou com Dª. Jacinta Clara de Jesus Ferreira Pires, filha dos 3ºs senhores da “Casa do Matinho” João Marques Pires e de D. Maria Clara Ferreira.

Associado a seu irmão José Luiz Ferreira Tavares, foi um dos primeiros industriais de Abergaria e talvez do distrito, fundando uma indústria de serração (conhecida por "a máquina" devido a possuírem uma máquina de injecção, situando-se entre o lugar da Semouqueira e a Estrada Real Lisboa-Porto, próximo do Taco, actual Zona Industrial de Albergaria-a-Velha ) e, em 1872, a Fábrica de Papel de Vale Maior

Assim, principalmente nos anos de 1878 a 1880, a “Ferreira & Companhia” tornou-se numa das empresas com maior volume de negócios do país, e o Alferes Manuel no maior industrial do Distrito de Aveiro do seu tempo.

Herdou a "Casa da Fonte", em Albergaria-a-Velha, onde viveu e faleceu em 1 de Julho de 1889, deixando uma vasta e ilustre prole.

Era pai de Francisco Luíz Ferreira Tavares, Barão do Cruzeiro, e José Luíz Ferreira Rodrigues, Visconde dos Lagos.

Fontes: adaptado de Albuquerque Pinho,“Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha” e Delfim Bismarck, Revista Patrimónios nº 4 Maio 2004

Sem comentários: