segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Filarmónica Albergariense e Banda Alba



A denominada Philarmonica Albergariense terá existido desde 1860, embora só tenha sido criada oficialmente por escritura de 10 de Março de 1878.

Entretanto surgiu a Banda dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha em 1932, a qual foi extinta em 1937 e transformada em Banda de Albergaria (e Banda da Amizade Albergariense em 1938) que, embora já não estando relacionada com a Associação de Bombeiros, utilizava ainda o seu instrumental.

Em 29 de Setembro de 1938, passa a chamar-se Banda de Música de Albergaria-a-Velha, sendo então já completamente dependente das Fábricas ALBA, passando rapidamente a denominar-se Banda das Fábricas Metalúrgicas ALBA, mais conhecida por “Banda ALBA”, que se estreou na noite de 22 de Abril de 1939.

Com a pujança que esta banda foi adquirindo, devido ao forte apoio das Fábricas ALBA, a Philarmónica Albergariense ainda resistiu aproximadamente uma década, sendo posteriormente “absorvida" pela Banda ALBA.

Também a Banda ALBA acabaria por se extinguir na década de 60, criando uma lacuna na educação musical e cultural na sede de Concelho.

Fonte: adaptado de Delfim Bismarck Ferreira, Jornal de Albergaria (11.09.2001) / Fotos: Revista Albergue



Sem comentários: