sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

João Gualberto Xavier da Cruz Tavares de Lemos e Carvalho (Século XVII-XIX)

Filho do Cap. Dr. João Ferreira da Cruz e de sua mulher D. Joana Maria Álvares, o Cap. Dr. João Gualberto Xavier da Cruz Tavares de Lemos e Carvalho, ou de Tavares e Lemos, como também se assinava, foi Morgado de três Quintas e Capelas.

Duas vinculadas por seu pai, que eram a "Casa e Capela de Santo António", em Albergaria-a-Velha, de que foi 2.º Senhor, a "Quinta e Capela dos Morgados de Nossa Senhora do Amparo", no Sobreiro, e ainda a "Quinta e Capela dos Morgados de Santo António" em Valmaior, já vinculada de seus antepassados maternos e onde possuía bastantes propriedades adstritas e vinculadas a esta capela e que lhe serviam de património. Foi ainda, 1.º Senhor da "Casa da Travessa", em Albergaria-a-Velha, que mandou edificar.

Nasceu em 7 de Julho de 1738, na "Casa de Santo António", em Albergaria-a-Velha (...)

O Cap. Dr. João Gualberto era Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mas, à semelhança de seu pai, tornou-se Capitão de Ordenanças, abandonando a magistratura.

Faleceu em 8 de Março de 1810, na Rua do Atoleiro, em Albergaria-a-Velha, onde foi sepultado no dia 10 do mesmo mês na Capela-mor da Igreja Paroquial de Santa Cruz. Note-se que as pessoas sepultadas na Capela-mor da Igreja, eram, sem dúvida, as mais notáveis da sua terra. (...)

Fonte: Delfim Bismarck Ferreira

Sem comentários: